Sprint Planning “Visual”

Estava eu conversando com um colega sobre o “como” se desenrola o Planning na equipe dele e percebi que independente da proximidade e alinhamento, para qualquer uma das reuniões ágeis sempre teremos uma infinidade de execuções, cada equipe criará nuances e possibilidades variadas para se sentir bem na sua condução, usando os recursos a sua maneira.

Quadro branco

Por exemplo, eu vejo a reunião de Planning como algo 100% visual, como tudo o mais em nossas timeboxes … característica minha talvez. Tudo o que é dito no transcorrer do planning, vou colocando na parede, no quadro branco. Quando a reunião é em uma sala com pouco quadro, colo folhas brancas nas paredes.

Quadros brancos de 5 por 2 metros é um privilégio e eu teimo em utilizá-los em todo o seu potencial e extenção, mesmo que isto acabe gerando trabalho extra para mim mesmo, pois ao final tenho que reescrever tudo nos postit’s, mas faz com que tudo esteja a vista durante todo o tempo … o que é bom!

Sprint Planning Visual

Começo expondo o calendário de nossa Sprint, normalmente na extrema esquerda, seguido de um espaço para DoD (definitions of done) que irá sendo preenchido no transcorrer da reunião e um espaço para os cálculos de disponibilidade e velocidade, prosseguirei fatiando espacialmente o quadro em espaços para cada User Story, tarefas necessárias e observações.

Quem olha para o quadro, verá nele absolutamente tudo o que foi tratado em seus detalhes, acredito que é útil a todo momento, quando voltamos a algum ítem já discutido ou quando traço uma linha relacionando diferentes ítens ou observações. Também, sempre que temos a mão, colamos o desenho de interface, com as telas ou blocos que construiremos.

Sempre com minha câmera na cintura, pois fotografo todos os nossos eventos e reuniões, ao final, transcrevo para os PostIts, fotografo tudo mais de uma vez e arquivo, não necessariamente nesta ordem.Agora percebi que não tenho fotos gerais de TODO o quadro, mas neste post colei alguns pedaços do quadro para exemplificar, assim espero que tenha ficado claro meu ponto de vista.

2 comentários

    1. Tens que comprar a fórmica em empresas que comercializam os laminados, como a Formilâminas, fica junto a Farrapos e tem uma dezena de empresas ou mais que trabalham com fórmicas, compensado, aglomerado e outras chapas e lâminas … tem salas na PUCRS que usaram lâminas brancas com um sutil quadriculado que é muito legal para orientação, essas lojas devem ter esses com máscara quadriculada também.

      Curtir

Deixe um comentário