TecnoTalk 5 – 2ª Noite

O debate de hoje foi sobre desenvolvimento para dispositivos móveis, em especial as três plataformas mais em evidência, sobre iOS, Android e Html5, não sei bem porque o Windows mobile ficou de fora, pois foi várias vezes citado.

Eu imaginei que teríamos maior quórum hoje, mas o bicho pegou mais ontem em plataformas de desenvolvimento web que hoje, hoje tivemos convergencia em grande parte das posições e nos mitos ditos pelos debatedores e pela galera.

Apresentação do trio de debatedores e no segundo vídeo temos a opinião geral de cada um deles sobre a sua tecnologia:

O Google Android surgiu depois do iOS e trouxe com ele muitas características do concorrente. Há versões do Android para celulares e tambem para tablets, o Android Honeycomb. Para Android podemos escolher o hardware que quisermos, como por exemplo, Samsung, Motorola e Sony Ericsson. Um problema, é a inexistência de garantia na padronização da distribuição e de variantes das versões distribuidas do Android.

O iOS esta em todos os aparelhos móveis da Apple, só da Apple, seja o iPod touch, o iPhone ou iPad, todos contam com este sistema operacional. A Apple só deixa entrar em seu mercado de aplicativos os programas homologados por ela. Apesar de tornar o processo fechado e autoritário, isso garante a segurança de seus usuários. Todos os usuários do iOS recebem as atualizações de forma coerente e amplamente divulgada.

O HTML5 com responsividade, na wikipedia diz “Web Design Responsivo (RWD), essencialmente indica que um site é feito para usar Cascading Style Sheets (CSS) 3 Media Queries, ou seja, uma extensão da regra @media, com grids proporcionalmente fluídas, para adaptar o layout ao ambiente de visualização, usando também, imagens flexíveis. Como resultado, os usuários, através de uma ampla gama de dispositivos e navegadores, terão acesso a uma única fonte de conteúdo”.

Tanto iOS quanto Android, possuem vantagens e desvantagens. O Android talvez atenda interesse de consumidores mais exigentes em tecnologia, enquanto o iOS por ser 100% proprietário (Apple) garante qualidade e, é claro, recursos avançados de entretenimento. Se por um lado o business model do negócio definirá a(s) plataforma(s) ou talvez html5, os usuários escolherão conforme suas necessidades e predileções pessoais …

Uma conclusão que eu cheguei é que iOS possui uma série de deficiências decorrente de ter sido o primeiro e por uma questão de garantia de qualidade e compatibilidade, tem um conceito mais antigo, que exige uma curva de aprendizado maior para novos desenvolvedores, enquanto Android e html5 responsivo possuem uma maior massa disponível e curva menor por já termos muitos desenvolvedores que trabalham nestas linguagens (html e java).

Outra conclusão que para mim ficou clara e que expus, com concordância da maioria (todos), é que continuaremos com equipes, especialistas e soluções desenvolvidas em apps proprietários e sites em html5 responsivo, por tratar-se de objetivos diferentes, modelos de negócios que requerem poderosas soluções mobile, 100% adaptadas e tirando o melhor que podem dos dispositivos e suas plataformas e sites responsivos com visibilidade web, boa busca orgânica com bom rankeamento de seu conteúdo nos buscadores.

Não tivemos posse da próxima comissão, pura e simplesmente porque não tivemos voluntários, mas como é para ser de livre e espontânea vontade, fiquei de postar no grupo do facebook e colocar na roda esta oportunidade.

Todos concordamos em não interromper os eventos, temos mantido um bom quórum e sempre haverá um bom número de pessoas interessadas em participar, adicionalmente, houve um debate bem prolongado sobre os temas para os próximos e uma unanimidade de que deverão ir mais para mãos na massa, através de diferentes treinamentos, introduções ou alinhamentos, Dojos e hackatonas.

A idéia seria, por exemplo, em um final de tarde fazer uma introdução ou alinhamento – RoR, Jasmine, TDD, … – e no dia seguinte um Dojo, muitos concordaram que deveríamos insistir em leituras prévias e preparação, para que obtenhamos bons resultados e não nos frustremos por falta de conhecimento mínimo, para isso é bom insistir que a galera se prepare um pouco.

Post relacionados a eventos de Dojo:
23/07/12 – Modalidades de eventos
06/05/12 – Eventos de DOJO
25/05/12 – 1º UX Dojo RBS TecnoPUC
13/11/12 – Dojos – Por que a TI não treina ?

Deixe um comentário