Por que? Why? Pourquoi? なぜですか? Warum?

Amigos, por favor, leiam até o fim e respondam minha pergunta: Por que ? Oportunidades como a feira de carreiras, feira das profissões, editais de incubação, hackatonas, eventos gratuitos com foco em geração de conhecimento, oportunidades, por que ninguém compartilha, porque não divulgam, por que?

Todo mundo é filho de chocadeira ? Não tem sobrinhos, tios, primos, amigos ? Acham que eles vão achar que são uns chatos se entre as fotos da balada, correntes e auto-ajuda, começarem a postar coisas “caretas” ? Por que? Por que uma feira com 40 grandes empresas voltada aos jovens tem meia dúzia de gatos pingados ? Por que um evento sobre inovação tem sempre os mesmos ? Por que eventos sobre cultura e empreendedorismo tem os 50 de sempre ?

Acho que cada um tem que perceber que não vão corromper seus valores culturais e lazer se usarem as redes sociais para fazer chegar aos seu amigos e principalmente jovens boas oportunidades de desenvolvimento, carreira. Dar exemplo de que carreira também faz parte da vida, tem prazer, é importante.

chocadeira ovos galinha

Inclusive e em especial para aqueles jovens que passam a vida no Face, só vendo legalzisses e frases de efeito, achando que o mundo se resume a isso. Desculpa ai, comentem, eu não consigo entender … dezenas de eventos a cada mês e posso gerar uma lista de 10 ou 20 nomes que se empenham em sugerir e compartilhar com família, jovens e amigos a sair da zona de conforto … Por que ? Alguém consegue responder ?

Tenho 936 contatos no Face, 238 no Twitter, 692 no LinkedIn … e não entendo o porque 90% deles todos não conseguem entender o valor que eles tem para os mais jovens e seus amigos, continuem postando tudo o que postam, mas compartilhem oportunidades … não todas, mas deve haver algo útil que não auto-ajuda e balada, ou não ?

Tem uns tantos que “curtem”, mas não compartilham, para mim é igual a dizer que “báh gostei, vou usar, mas não vou avisar os outros porque diminui a concorrência”, é isso ? Se voce verdadeiramente curtiu, por que não faz chegar aos seus ? Em especial aos mais jovens ? Talvez eu esteja completamente errado, mas é isso, encontrar as pessoas e perguntar por que não foram e ouvir que não sabiam, por que ?

Desculpa ai, não é uma crítica, é só um desabafo, quero entender e pode ser que eu esteja enganado, o Face não é para isto, todo mundo acha que isso é no LinkedIn, mas e os que estão fora do LinkedIn ? A galerinha ?

porque

5 comentários sobre “Por que? Why? Pourquoi? なぜですか? Warum?

  1. Caro Jorge,

    Como graduando da FACE/PUCRS, e limitando-se a apenas este ambiente, a resposta é: Divulgação Falha.

    Sinto-me triste em saber que mesmo indo todos os dias para aula, só tomo conhecimento de tais oportunidades a partir de meios ‘externos’, como por exemplo o seu blog. Ou, quando por via da própria Universidade, através de um e-mail enviado às 17h comunicando sobre um “evento que vale uma hora complementar” às 18h.

    Outro ponto, a partir da visão de um aluno, é ter que escolher entre prestigiar algo ou responder a chamada, método pré-histórico de professores incompetentes para fazerem com que alguém de-lhes atenção. Assistir a palestra do Torneio Empreendedor ou ser reprovado por ‘faltas’?

    Em disciplinas empreendedoras o Tecnopuc é sequer citado. Eventos como o Startup Weekend aparecem colados em murais inexpressivos e ainda em ‘letras miúdas’ só visíveis a partir de uma lente de aumento. Se estes que citei, os mais ‘famosos’ são desconhecidos da maioria, imagine os outros?

    Claro que quem realmente quer corre atrás. Mas uma melhor gestão nesta comunicação faria com que outras pessoas que ainda não sabem que querem, passassem a querer.

    Ah, ia esquecendo. Parabéns pelo blog, é excelente.

    • Eu é que agradeço teu apoio e comentários, concordo contigo em genero, número e grau, tenho um post sobre a escola conteudista x construtivista que também discuto isto, queremos preparar os jovens para as provas semestrais ou para a vida ?
      Abração e boa sorte, vamos falando! 🙂

  2. Eu tenho um ponto, Jorge: acho que isso acontece porque o valor desses eventos nao é obvio pra todo mundo. Em boa parte das vezes é de graça e pode ter um baita nível de palestrantes e conversas. Quem aparece? Quem esta interessado e está antenado (nao faltam bons meios de divulgação, hj em dia a gente pode ir atras da informação, e nao só ficar esperando ela chegar até nos). Entao será que a tua queixa nao é por conta desses que nao vão (porque nao vêem tanto valor)?

    • Não, a pergunta não é por que não vão, mas se eles não tem ninguém nos seus FB que poderiam não saber e que eles gostariam que soubessem. A nossa abordagem auto-organizada é para profissionais, mesmo assim com direito a coach, mas e a gurizada, tu não tem sobrinho, primos, filhos de amigos, tu não gostaria que eles participassem ? Tenho professores de várias universidades, especialmente PUCRS e não vi nada, em nenhum momento sobre a feira, tinha cartazes, quem quiser que vá lá e descubra. Por exemplo, da uma olhada no que rola nos teus amigos virtuais, pensa no perfil, qualificação, nível deles, o fato é que quase ninguém esta preocupado em divulgar ou compartilhar oportunidades reais, que podem ser importantes para os seus, trabalho com jovens a muito tempo e acho que o questionamento é válido sim, posso estar errado aos olhos de muitos, mas não acredito que a maioria não se preocupe com a galerinha, que não gostariam de ver os seus participando e fazendo acontecer … mesmo que eventualmente ele próprio não faça. É só minha opinião, fazer o que … acho que alguns entenderam o meu WHY, então já valeu a pena, pois vi umas coisas legais hoje na minha linha.

  3. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s