Aquecimento – Matriz SWOT (FOFA)

É uma dinâmica utilizada tanto como quebra-gelo ou aquecimento antes de um evento de modelagem e planejamento, útil para discutir e entender melhor a si mesmo, um grupo, organização, projeto, produto ou serviço, visando provocar uma profunda reflexão na busca pelo auto-conhecimento.

Uma técnica bastante útil e polivalente, tanto quanto a Janela de Johari ou CHAx5, as utilizo com frequência, as vezes como quebra-gelo, aquecimento ou como dinâmica principal, dependendo do momento e valor a ser agregado. Dependendo da sua aplicação, a facilitação muda, tornando-a mais descolada, descontraída, mais profunda e conclusiva ou apenas como acelerador de sinapses.

swot-fofa

Um exercício que proporciona e amplia recursos para discussão e insights na visão de planos de ação para aceitar, mitigar, transferir ou eliminar riscos, mas também para melhor aproveitar e potencializar forças e oportunidades. São informações e consciência fundamentais para manter um bom ciclo e equilíbrio entre exploration x exploitation.

Força – Diz respeito a vantagens, diferencial, habilidades e competências que o distinguem, pontos fortes, Unique Selling Proposition, mas é importante que listemos apenas o que de fato nos distingue em relação aos demais, o que realmente faz a diferença;

Fraqueza – Quais são seus pontos fracos em relação aos demais, aquilo que os outros podem se aproveitar, o que os outros fazem melhor que você. Seja honesto, pois saber as fraquezas nos permite trabalhá-las e melhorá-las;

Oportunidades – Quais as possibilidades de melhoria e mudanças que lhe abrem novas alternativas, ainda não exploradas. O que está acontecendo internamente ou externamente que lhe aponta possibilidades de inovação ou ganhar em novas frentes;

Ameaças – Tente enxergar possíveis obstáculos e riscos, no que os demais vêm avançando e você não. Novas tecnologias, dívidas ou questões internas que lhe fragilizam ou restringem seu crescimento, a nível organizacional, de grupos, individuais, produto, serviço.

Evite listar muitos itens, aplique conceito de valor e relevância, lembre-se de pareto (80-20), na maioria das vezes mais é menos, vá colocando os postits, mas na medida que vão-se multiplicando, mantenha aqueles que realmente tem valor.

Dica, eu costumo usar uma folha grande com o quadro centralizado com um generoso “paspatur”, de forma que informações e insights percebidos durante a discussão e mapeamento não se percam simplesmente, escreva o postit e cole do lado de fora como dica, lembrete, terceiros, to do list, … Esta dica vale para qualquer canvas, não desperdice insights, apenas não se perca neles.

No caso de usar a matriz SWOT como aquecimento ou quebra-gelo, não deixe que os insights e conhecimentos proporcionados se percam, busque links de conexão e utilize-os na modelagem e planejamento principal.

2 comentários

  1. Jorge,
    Depois de completar a matriz, eu preciso estabelecer um plano de ação pra cada item nos quadrantes. Nessa hora, é mais fácil começar pelos que atrapalham (fraquezas e ameaças)?

    Curtir

    1. Oi, eu uso o SWOT como um warmup para brainstorming, o resultado será insumo para o BMY, CHAx5 e Mapping, não necessariamente nesta ordem. É claro que devem haver abordagens mais clássicas, mas eu não sou nem um pouco clássico 🙂 Amanhã estarei na DB e podemos tomar um café se surgir uma oportunidade pela manhã ou a tarde o/

      Curtir

Deixe um comentário