Reunião por vídeo em tempos de Covid-19

Antes de mais nada, diferenciar soluções proprietárias e freemium, a Microsoft por exemplo tem suites e soluções muito boas, mas via de regra são pagas, há algumas exceções como o conhecido Skype na sua versão aberta, apesar de ter a versão Skype for Business, Teams, VSTS, etc. Não vou entrar no mérito das pagas, porque quem já as tem, sabe o que fazem, quem não as tem provavelmente não irá adquirir agora.

https://us04web.zoom.us/ – Uma solução que cresceu muito e usamos no trabalho é o Zoom, no free a principal limitação é o limite de 40 min para reuniões de grupos até 100 pessoas, ilimitado no 1:1. Ele também compartilha a área de trabalho e grava o vídeo e áudio da reunião para depois poder ser compartilhado na forma de podcast ou mesmo pelo youtube. A limitação de 40min é até boa … foco e objetividade  🙂

https://Whereby.com – É o que eu mais uso para pequenas reuniões, simples e objetivo … após uma disputa de marca o antigo Appear.In virou Whereby.com, é só digitar http://whereby.com/ seguido do nome, exemplo http://whereby.com/audy, clicar em “join meeting” e seguir a intuição. No site diz que o limite gratuito é 4, mas eu achava que já tinha feito reuniões com mais que isso.

https://hangouts.google.com/ – Essa solução do Google é muito boa e a qualidade é compatível com o que esperamos de soluções Google, na versão free pode ter até 10 pessoas na mesma reunião, sem limitação de tempo. Tem compartilhamento de telas, chat e todo o básico essencial com qualidade. Ele ganha outras funcionalidades e dimensões na suite completa do Google e na Google for education, mas tem desembolso.

Messenger do https://www.facebook.com/ – É o que mais uso, chamadas de vídeo com uma pessoa ou grupo no messenger é muito bom e tem o Face Live para transmissão ao vivo (para todos na sua rede). Já fiz Face Live de dezenas de eventos no último ano de TecnoTalks e diversas aulas abertas com debates entre especialistas nos últimos dois anos, é simples, com alta qualidade e atinge em 24Hrs mais de mil pessoas.

https://www.skype.com/pt-br/get-skype/ – No início deste século era com certeza o mais usado e conhecido, a sua versão free funciona bem, mas hoje prefiro todos os acima listados. De toda forma, é só baixar o aplicativo, que é bem completo ou no browser. Tem a versão for Business.

https://discordapp.com/ – App mobile que usamos enquanto a Luisa esteve fazendo o curso em Vancouver, é um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado para a comunidades de jogos (a Luisa foi fazer um curso de animação clássica e a lá só usavam Discord). O aplicativo está disponível para Windows, macOS, Android, iOS, Linux e navegadores Web.

https://www.youtube.com/ – Tem o Go Live do Youtube Studio, que pode ser usado para transmitir videos que depois ficam salvos no seu canal.

Vídeo pelo Whatsapp – Muito conveniente e conclusivo no 1:1, afinal rola a toda hora o Whats e se necessário é só pedir um vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s