Kahoot, Mentimeter e novas formas de interação, jogos para questionários e enquetes

Novos tempos e novos paradigmas exigem novos termos (*) para o uso aplicado de tecnologia, jogos, áudios e vídeos em aula, uma roupagem nova para conceitos antigos. Há 60 anos atrás o manual do escoteiro mirim já era usado como recurso de educação, seriados da Disney e outras produtoras, lembrei até das aulas de inglês do Fisk na década de 70, usando músicas, esquetes e jogos para ensino e aprendizado.

(*) educommunication (education + communication), edtech (education + technology), edutainment (education + entertainment), também podemos citar conceitos correlatos como ludificação ou gamification para o uso de mecanismos de jogos em outras áreas.

A muito tempo o universo de ferramentas utilizados em aula para questionários, enquetes e interação sobre conteúdos vem se transformando em algo mais dinâmico, atraente e divertido. Cores, movimento, elementos gráficos, imagens, melhor que longos textos. Ao mesmo tempo, professores, pesquisadores e instrutores tem que se reinventar, impondo novas técnicas e empatia. Isso é só o começo!

KAHOOT!

É uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado, “Kahoots”, são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot. – https://create.kahoot.it/

Não são questionários, são jogos, porque possuem uma dinâmica de pontuação, nicknames, tempo de resposta, todos em paralelo, com ranking, onde o professor coordena os tempos para resposta, debate, feedback e evolução. A versão paga gera além de quiz e true/false, oferece:

MENTIMETER

A Mentimeter é uma empresa sueca com sede em Estocolmo com um aplicativo onde obtemos informações em tempo real de equipes remotas e alunos on-line com pesquisas ao vivo, questionários, nuvens de palavras, perguntas e respostas e muito mais. O Mentimeter, assim como o Kahoot tem muitas opções e parametrizações bloqueadas na versão free, mas ambos pode importar e exportar dados – https://www.mentimeter.com/

É possível agregar pesquisas de opiniões, votações, avaliações em tempo real, durante e após as apresentações, em conferências, programas de treinamentos e educação e eventos em geral. Ela agrega, ainda, um gama de dispositivos para se trabalhar estratégicas de sensibilização, mobilização e participação proativa do público-alvo, onde o anonimato e o feedback imediato ajudam a ampliar o envolvimento.

QUIZIZZ

É um aplicativo de jogo que propõe seguir o ritmo dos alunos nas respostas, podendo desacelerar e pensar nas perguntas, podendo inclusive desligar o cronômetro. Pode ser atribuído a alunos fora da sala de aula como uma avaliação formativa – http://quizizz.com/

quizizz

QUIZALIZE

Pode ser reproduzido de forma síncrona durante a aula ou assincrona fora da aula, com a capacidade de escrever respostas mais longas. O aplicativo divide aleatoriamente os alunos em duas equipes, para que eles compitam entre si em grupo. Recentemente, Quizalize também adicionou uma versão “basquete”.

quizalizze

SOCRATIVE

Ao contrário dos outros três aplicativos, o Socrative permite respostas curtas (embora você precise verificá-las). Ele oferece uma opção de corrida espacial, onde as equipes de estudantes competem entre si. O feedback imediato é parte do processo de aprendizagem. O Socrative fornece isso para a sala de aula ou escritório – uma maneira eficiente de monitorar e avaliar o aprendizado que economiza tempo para os educadores, proporcionando interações divertidas e envolventes para os alunos – https://socrative.com/

kahoot-socrative-plickers-35-638

Abaixo, o que usávamos antes é um choque, formulários textuais em que usar cores e imagens simples e estáticas era um diferencial, mas que comparado com a ludificação (*) proporcionada pela dinâmica de jogos e interação em ferramentas mais disruptivas, é um grande contraste.

(*) Ludificação, também chamado de gamificação, é o uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados a jogos.

EDUPULSES

Uma versao brasileira freemium do Kahoot e Mentimeter, com recursos variados na mesma linha – https://edupulses.io/  –  Nuvem de palavras, Quiz, votação, Chat, ranking, sorteios, grupos, slide shows, …

edupulses

FORMS do GDRIVE

O Google Forms é um aplicativo de espectro generalista, que permite a gestão de pesquisas textuais, lineraes, solução incluída no pacote de escritório do Google Drive, junto com o Google Docs, o Google Sheets e o Google Slides. O Forms apresenta os recursos de colaboração e compartilhamento encontrados também em Documentos, Planilhas e Apresentações da famosa suite do Google.

Entre 2011 e 2018, tenho centenas deles, criados para consultas, pesquisas, inscrições, orientações com feedback, é bem simples e quadradinho, mas cumpre seu papel no básico. É intuitivo e é possível criar e enviar um questionário ou pesquisa simples em poucos minutos. O resultado com respostas e devolutivas geram estatísticas e ficam salvas em um GSheets (planilha igual ao Excel) para edição e download fácil.

2 comentários

    1. Interaja
      com seu público em tempo real
      Transforme suas apresentações em momentos marcantes, divertidos e inovadores com o Edupulses!

      Curtir

Deixe um comentário