É a vez de exercitar Kanban com um Miro City Building Game

A disciplina de graduação em Gerenciamento de Projetos na Politécnica da PUCRS está ainda 100% remota e hoje foi a vez de exercitar KANBAN usando o Miro, na aula anterior exercitamos o framework SCRUM em um Miro City Building Game.

Desde 2011 eu aproveito a riqueza de debates gerados a partir da demanda para construção de uma cidade, um jogo com versões variadas usando papel, tesoura e cola, em versões 2D e 3D, agora no Miro.

Desta vez, ao invés sprints, temos fluxo contínuo, regras explícitas, cadência de carregamento e planejamento de delivery, ilustrando a importância de planejamento e comunicação sistematizada, embasado nas 7 cadências propostas pelo David Anderson.

Utilizei os mesmos cartões de histórias da versão Scrum da semana passada, mas desta vez priorizados em um product backlog, desde o início exercitando sistema puxado, WIP, comunicação … um primeiro ciclo com poucas regras e organização, aos poucos evoluindo.

Iniciamos definindo o papel de cada um e seu avatar (turma do chaves), a seguir uma cadência de Replenishment e de Delivery Planning Meeting para termos uma primeira meta de entrega e combinações de carga, WIP e fluxo.

Propus dois quadros auxiliares para explicitarem as histórias que compõem o próximo pacote de entrega que chamei de NEXT e um com histórias iniciadas após as do pacote ou expedite que não estavam previstas (AFTER).

Eles produziram os ítens em um quadro chamado canteiro de obras e quando fechado o pacote e entregue, moviam para o quadro de produção. Durante todo o tempo os cards andavam no quadro kanban e já no segundo replenishment o entendimento e comunicação melhoraram bastante.

É um jogo, como a maioria dos jogos tem a liberdade de licenças poéticas, ritmo acelerado e o viés de ciclos muito curtos, que na vida real são diários, semanais, mensais, aqui sendo executados em poucos minutos (uma semana = 5 minutos, um minuto por dia). Mas são essas características é que aceleram P&R, aprendizado.

Foi divertido, bastante didático, assim como o City Building Scrum, o City Building Kanban demanda entre 60 e 90 minutos, contando com os tempos de orientações e os debates. Com certeza gera bons insights, é leve, divertido e com bons ganchos entre a brincadeira e a vida real.

Se quiser saber algum detalhe em especial, entra em contato, na sequência vou detalhar um pouco mais em outro post … por agora tá legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s