Nova reflexão sobre ganhos no uso intensivo de whiteboards virtuais

Um novo desafio, uma nova área de conhecimento, destacando o uso intensivo do Miro no apoio ao planejamento estratégico para 2021, planejando, registrando, proporcionando técnicas visuais e colaborativas. No ganho de ter o passo-a-passo registrado em cada dia de evolução.

Um business complexo e extremamente criativo, com diferentes equipes e temas distribuídos, que convergirão após cada ciclo de debate, ideação e cenários, proporcionando showcases seguidos de feedbacks e retomadas do processo de co-criação para um 2021 esperado com ou sem covid

O objetivo é ajudar, através de ferramentas e técnicas, estabelecer um framework especializado ás suas características e de sua área de atuação. A pandemia nos impôs mudanças facultativas, impostas, sem salas e presença, é preciso resignificar colaboração, paredes, postits, co-criação e tudo o mais.

Há alternativas ao MIro, como o Mural, Conceptboard, etc, mas esta é a ferramenta que escolhemos, que a cada quinzena vem liberando novas features, ficando cada vez melhor. A ponto de ter a certeza que após a pandemia, não abriremos mão do valor que agregam tantas integrações e ferramentas.

A possibilidade de manter tantas informações eternamente, permitindo evoluir, incluir novas etapas, permitindo sempre regatar e revisar as etapas anteriores, sempre disponíveis. O uso de vídeos, links e hiperlinks embedados, incorporados, compartilhados, todos contribuindo para aquilo que deixa de ser um plano para ser um grande repositório vivo de informações e conexões.

A repercussão é a mesma que percebo a cada workshop Toolbox 360°, muitos profissionais ficam surpresos com tantas facilidades e recursos em uma ferramenta tão intuitiva, considerando que após mais de meio ano e uma centena de boards, jamais tivemos problemas de segurança ou integridade.

Para alguns é uma grande quebra de paradigma, o uso intensivo de um meio virtual com tantos recursos em um imenso whiteboard, com infinitas integrações e possibilidades, impõe uma nova forma de interagir. Este novo normal derruba qualquer silo, centralização ou zona de conforto.

Estamos apenas no começo deste processo, em alguns casos nem temos ainda clareza dos próximos passos, mas a cada dia fazemos reuniões de monitoramento, debate sobre próximos passos e consequente modelagem para o dia seguinte, sempre apto a ajustes durante o dia.

Existe a intensão de ao final estabelecer um grande debate para a percepção de melhorias e estabelecimento de um template para futuros planejamentos anuais, 100% alinhado as características da área de atuação, cultura e características criativas, empreendedoras e de inovação contínua.

Ao final conto um pouco mais, apesar de que os quadros serão proprietários e não serão abertos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s