Steve Blank Startup Tools oferece milhares de links úteis, milhares

Steve Blank tem uma página no seu site com milhares de links para ferramentas, blogs, sites, conteúdo e informações úteis. Confesso que é difícil filtrar o que tem de melhor sem dedicar muito tempo, afinal, é preciso ler, clicar, avaliar o que vale a pena ou não entre MILHARES de links. De toda forma, se a página tivesse um subtítulo, seria: “Tudo o que vocês precisam está aqui!”.

Para quem não conhece, Steve Blank é um dos gurus do Vale do Silício, mundialmente famoso pela metodologia batizada de Customer Development, princípio do movimento Lean Startup. Livros? The Four Steps to the Epiphany, Not All Those Who Wander Are Lost e The Startup Owner’s Manual. Ele é professor e consultor em Stanford, Universidade da Califórnia, Columbia e Caltech.

Customer Development é a metodologia que deu corpo ao movimento Lean Startup, tendo Steve Blank como um dos principais protagonistas. Segundo o autor, é o melhor caminho para uma Startup encontrar o seu produto, minimizando desperdícios de recursos e acelerando seu Market Fit.

Steve Blank Startup Tools’ page

A primeira coisa é assinar a news com informes de novas postagens (abaixo do topo a esquerda), depois navegue em temas de interesse entre centenas de categorias e milhares de links. Eu já me vali algumas vezes de suas dicas … há ferramentas e conhecimento para todo tipo de startup, mas também úteis para qualquer profissional, empresa ou instituição.

Milhares de links não é figura de linguagem, tem vários milhares de links, além de ferramentas como o nome pressupõe, tem muito conteúdo, mapas mentais, listas e listas de startups divididas conforme área de atuação, é absolutamente insano! Impossível sair de lá sem encontrar algo ou com uma ideia. Dá uma clicada no link abaixo e depois guarda a página nos teus favoritos do browser:

https://steveblank.com/tools-and-blogs-for-entrepreneurs/#startup-tools

Aproveite e visite o canal de vídeo dele no youtube, aparentemente ele não alimenta mais, mas tem muita coisa boa – https://www.youtube.com/channel/UCJ82g-PdaIjVfXD7g6CyHew

Tem também um canal com alguns vídeos legais, especialmente do segundo maior nome do movimento Lan Startup, Eric Ries, em https://www.youtube.com/user/leanstartupconf

Toolbox 360°

Eu tenho minha humilde contribuição, não especial para startups, mas para qualquer profissional ou equipe que estejam sempre dispostos a aprender novas técnicas e boas práticas. Também tem vários links pertinentes a minha realidade como professor, consultor ou empreendedor.

Depois dá um bizú na página, mais de 130 técnicas e boas práticas – https://jorgeaudy.com/toolbox-360. Também tem uma opção palpável, um jogo com exatas 130 cartas funcionais e didáticas – https://jorgeaudy.com/desafio-toolbox/

Túnel do Tempo – Lean StartUp Conference’2012

Curiosidade, em 2012 (oito anos atras) eu assisti essas feras palestrando em um streaming direto de San Francisco, foi em uma sala do TecnoPUC na sede original da incubadora RAIAR, uma das primeiras experiências de TecnoTalks, que recém iniciava e geraria mais de 100 micro-eventos entre 2012 e 2019:

Steve Blank (twitter e biografia)

“Falhar é parte essencial da busca pelo modelo de negócios.”
“A startup busca um modelo de negócios repetível e escalável.”
“Você sabe como chamam um empreendedor fracassado? Experiente!”
“Pivotar são mudanças substanciais em componentes do modelo canvas.”
“Quem melhor descrever o problema … é o mais provável a solucioná-lo.”
“Grandes empreendedores estão confortáveis em estarem desconfortáveis.”
“Clientes não ligam para sua tecnologia, só querem solucionar um problema.”
“Proposta de valor única: Uma só mensagem que diz o porque você é diferente.”

Veja no slide-share os slides do “O manual do dono da startup
Leio o “Customer Development Manifesto” lançado por Steve Blank
Leia “The four steps to the Epiphany” no site da Stanford

Eric Ries (twitter biografia)

Eric Ries desenvolveu a idéia de Lean Startup a partir de suas experiências na criação, manutenção e consultor de startups, seus maiores aprendizados vieram de sua primeira startup, Catalyst Recruiting, que segundo ele não entendeu as necessidades dos consumidores alvo e focou tempo e energia demais no lançamento de uma versão completa do produto inicial.

Uma instituição humana feita para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.
“Qualquer coisa que os clientes vivenciam da interação com uma empresa deve ser considerada parte do produto.”

Ash Maurya (twitter)

A partir dos posts em seu blog relatando suas experiências na WiredReach, Ash Maurya, compilou e lançou o livro “Running Lean”, que vendeu mais de 10.000 cópias no formato e-book em sua primeira edição.

“Devemos focar nos ‘early adopters’, os (primeiros) clientes visionários.”
“O principal motivo do fracasso é construir algo que ninguém quer.”
“No meu interior, continuo sendo um empreendedor e sempre serei.”
“Não te afogues em um mar de números, pois de todos só interessam cinco – aquisição, ativação, retenção, monetização e referencia.”

Apresentação no slide share sobre “Runing Lean
Resumão em português do livro “Runing Lean

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s