Interação e softskills através do Table Top Simulator na Steam

Ainda em meio a pandemia, que parece que ainda vai demandar muita resiliência de todos, ainda sem perspectivas de vacinação em massa e perspectivas de virada, livre circulação, comércio e … vida, é possível manter a proximidade de diferentes formas, aproximando quem está longe.

Temos recursos ilimitados para videomeetings (whereby, zoom, skype, …), há diferentes formas de usar whiteboards para organizar o debate de ideias, informações e conhecimentos (miro, mural, conceptboard, …), softwares de groupware, plataformas imersivas em 3D, plataforma de jogos, …

A maior plataforma de jogos online para computadores é a STEAM, uma comunidade incrível onde podemos criar jogos com amigos ou jogar com desconhecidos espalhados pelo globo terrestre … alguns do gosto de crianças, jovens e velhos, como o Table Top Simulator (jogos de tabuleiro):

Podemos ir além de vídeos com familiares e amigos espalhados mundo afora, podemos jogar UNO com sobrinhos residentes nos EUA, jogar Mahjong com amigos na Irlanda, talvez um Catan ou Go com um familiar radicado na Inglaterra, bem como com familiares e amigos na mesma casa ou na esquina.

No Table Top Simulator, há jogos colaborativos e competitivos, estratégicos como xadrez e gamão, jogos de cartas variados, todos os jogos de tabuleiros, tudo isso adquiridos por algumas dezenas de reais, com opções para todos os gostos e predileções, sem limitações e podendo aplicar expansões.

Mais que isso, jogos desenvolvem habilidades envolvidas em estratégia ou planejamento, raciocínio matemático ou lógico, conhecimento geográfico ou de história, até mesmo o simples ócio, jogando por jogar, apenas para interagir e se divertir.

Para instalá-la é só baixar o seu runtime e deixá-lo instalado no computador, aqui em casa temos a Steam em cada um dos notebooks, o meu, da Mari e da Lú, e a partir daí é possível pesquisar, participar da comunidade, baixar jogos, criar jogos protegidos ou abertos, escolher um jogo em curso para entrar.

Já fiz posts sobre pessoas pelo mundo usando jogos para realizar reuniões, apoiados no groupware Discord para compartilhar, organizar grupos, estabelecer canais de áudio ou textos – https://jorgeaudy.com/2020/05/27/dblab-red-dead-redemption-virbela-sococo-reunioes-virtuais-mais-que-avatares/

Já compartilhei na página de Toolbox 360°, após as ferramentas e boas práticas, grandes listas de softwares para videomeeting, áudio, imersão em 2D e 3D, mas só havia compartilhado na página de Jogos 360° as listas de jogos explicitamente didáticos sobre Lean, Kanban, Scrum, etc.

Agora vou incluir a STEAM como uma plataforma de jogos pedagógicos e andragógicos, meio que permite debater e desenvolver várias softskills sobre estratégia, tática e execução, colaborativas ou competitivas – https://store.steampowered.com/?l=portuguese

Há opções, expansões e versões extras criadas pela própria comunidade, aqui em casa temos alguns consoles muito utilizados, mas a STEAM é uma opção super bem aceita por amigos e familiares de qualquer idade … basta ter o runtime da STEAM instalado, criar ou aguardar os convites da galera.

Bons jogos e Bom 2021!

2 comentários

  1. Outras alternativas são a Tabletopia (que é como TTS, sem comtrole de regras, só que se joga pelo browser) e Board Game Arena (também pelo browser porém com controle de regras, e com opção para jogar em turnos assíncronos). Ambos são freemium.

    Curtir

    1. Êba, tenho interesse em plataformas diretamente no browser, online, nós jogamos na steam com amigos e amigas, mas muita gente não tem e fica de fora … mesmo sendo gratuito o runtime. Eu entendo, ficar instalando runtimes assusta muita gente.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s