Black stories, green stories, adventure stories, red stories, …

Caraca, não conhecia, em uma conversa com o Jackes Heck descobri um baralho muito legal, um jogo que facilmente pode ser jogado desde a criação da história até o desafio de elucida-la. Com história em cartas ou criadas por um time ou um narrador ou mestre, de outro lado temos quem tenta desvenda-la no menor tempo possível.

Pode ser feito virtualmente, com vídeo ou áudio, sugiro registrarem em um whiteboard as informações deduzidas!

Que tal um jogo focado em escrita criativa, comunicação, estratégia de pesquisa e raciocínio lógico-criativo? A proposta é uma versão colaborativa do famoso jogo de cartas iniciados com as “Black Stories”, onde os jogadores devem elucidar uma história completa a partir de um viés do desfecho dado pelo narrador.

Na versão comercial dos baralhos de “Black Stories”, um mestre ou narrador puxa uma das cartas, onde tem um aspecto qualquer de uma história, normalmente um desfecho. Os jogadores então precisam fazer perguntas ao narrador, com respostas binárias – sim, não ou irrelevante – para aos poucos tentarem adivinhar os detalhes.

Quando Holger Bösch lançou seu primeiro baralho, já era um escritor de mistérios há 20 anos. Inspirado na floresta negra e diferentes lendas misteriosas alemãs, construiu cartas com histórias macabras. Entretanto, após algumas edições “black”, ele diversificou para atrair maior números de fãs – esportes, aventuras, filmes, natal, etc.

Partidas duram de 10 a 15 minutos, o que eventualmente faz com não tenha uma conclusão. As perguntas devem ser simples e diretas, sujeitas a uma resposta SIM, NÃO ou Irrelevante! Se uma pergunta tiver várias partes, tendo o narrador que responder com SIM, NÃO ou Irrelevante!, pode ser que a resposta atrapalhe mais que ajude.

Desvendando um mistérios

Tente compreender o mínimo necessário sobre o 5w2h do enigma – o que, quem, onde, quando, como, porque, quanto? Os personagens não se limitam a homem e mulher, podendo ser um animal, planta, até mesmo um extra-terrestre. Saber as condições é útil, se for uma morte, ela foi acidental ou foi crime, como? Cientes do básico, tente entender o contexto e cronologia, gerando e eliminando as partes invisíveis quando olhamos apenas o desfecho.

Construindo um mistério

Eu sugiro o caminho inverso, construa um cenário ou contexto, agregue algo de inusitado, incluindo detalhes sobre o qual a narrativa acontece, identifique o seu 5w2h, de forma a ter isto claro quando lhe perguntarem. O mais importante é fazer um zoom em um desfecho curioso que destoe do restante, apesar de ser um fato, algo que gere um mistério.

Black Stories

São 50 enigmas macabros, 31 crimes, 49 defuntos, 11 assassinatos, 12 suicídios e uma refeição mortal. Como isso tudo aconteceu? Uma combinação de enigmas mórbidos, sinistros e traiçoeiros. Desvende o enigma! Reconstrua os passos de cada incidente, peça a peça, fazendo perguntas, adivinhando e montando evidências.

Red Stories

São 50 enigmas que vão te levar para o misterioso mundo dos detetives, espiões e investigadores. Você vai topar com batedores de carteira trapaceiros, vigaristas gananciosos e ladrões cheios de malícia. Um segredo se encontra em cada esquina. Aguce seus sentidos, combine as pistas e faça as perguntas certas.

Green Stories

São 50 histórias cheias de mistério sobre florestas selvagens, animais e plantas estranhas, sussurros suspeitos na calada da noite, ruídos horripilantes em meio à mata. Para desvendar o que está por trás de cada uma das histórias, é preciso coletar pistas, seguir rastros e fazer perguntas com muita imaginação.

Adventure Stories

O Sol brilha impiedosamente no céu, seus estoques de água potável estão se esgotando, cercado por um bando de hienas famintas. São 50 enigmas com desafios repletos de adrenalina e surpresas, desafiando-o como detetive – Com perguntas, respostas e adivinhações é possível desvendar estes mistérios.

Orange Stories

Esse jogo é para quem gosta de situações inusitadas com um tema também inusitado: FÉRIAS! São 50 enigmas com histórias envolvendo nadadores, escaladores e aventureiros que precisam ser desvendados! Este foi pensado para convidar crianças a partir de 8 anos de idade.

Há vários outros sub-títulos, Spooky Stories, Soccer Stories, White Stories, …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s