Relato de uma inception de três dias

Já fazia um tempo que não facilitava uma inception de três dias, usualmente faço em um, mas valeu cada minuto, 22 pessoas, iniciando com um alinhamento geral de objetivos e informações, passada em personas e ainda na primeira manhã já mergulhamos nas jornadas, até encerrar com um plano de entrega para 2,5 meses.

Dois dos três dias foram as jornadas e seu enriquecimento, informações úteis, registro de debates e conclusões, seguido de um UX Dojo diferente, textual. No grande quadro amarelo das jornadas, no topo as próprias, na camada intermediária o registro das discussões, abaixo o UX em texto, descrevendo cada funcionalidade.

O terceiro dia foram três passos de planejamento, um primeiro exercício de priorização e sequenciamento, um segundo passo de brainstorming e reorganização das features/necessidades para simplificação e um terceiro passo que estimou e definiu uma linha de tempo … muito debate, muita antecipação e domínio maior de todos.

Na maior parte das vezes eu conduzo inceptions de um dia, há sempre um preparo prévio, o levantamento de informações, a preparação de mapas mentais e o estudo de materiais diversos compartilhados entre todos os participantes. Como tudo, o foco é uma primeira versão mínima, neste caso é o planejamento.

O maior valor e o maior objetivo não é o planejamento em si, mas o debate, o brainstorming e as conclusões em comum que geram um grande alinhamento e antecipa dezenas de perguntas, reflexões e respostas a todos, ampliando ao máximo o entendimento realmente necessário de todos, um ponto de inflexão desafiador.

A expectativa é sempre na transição das jornadas para o UX Dojo, onde discutimos, registramos e ideamos cada feature em suas características gerais. O resultado desta etapa que originalmente era um evento a parte, agora incorporada às inceptions, é mágica, os debates e consequências mostram a evolução no entendimento.

É preciso desapegar de cada entendimento prévio, vamos evoluindo, eliminando postits e criando novos a cada passo. A cada avanço, caem fichas, fica a impressão que aquilo que parecia um entendimento comum era na verdade desentendimento … são múltiplos looping de entendi, desentendi, reentendi de outra forma!

Amo muito meu trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s