Um Miro Toolbox – 180 cards p/upload – técnicas, boas práticas, métodos

Mais uma dinâmica voltada a gerar ninapses, compartilhamento de conhecimento e bons momentos de integração. Pode ser usado em um quebra-gelo, mas é mais afeito a warm ups. Escolham uma necessidade e cada participante deve escolher uma ou mais técnicas que poderiam ser usadas para atendê-la.

Cada um dos 180 cards possuem um link para maiores detalhes, é possível, lógico, incluir novas técnicas, substituir ou mesmo eliminar aquelas que não lhe interessem. Entretanto, chamo a atenção para o conceito de capacidade de absorção, eliminar o que não usa, talvez também elimine bons insights e aprendizados.

Eu uso o quadro como um aquecimento junto a workshops, mas tenho o jogo físico em cartas e o virtual com as regras e mecanismos que não podem ser substituídos pelo Miro. Por outro lado, o Miro oferece uma visão 360° que o meu blog não proporciona, com uma visão tipo voo pássaro.

Em breve vou compartilhar este material em outros formatos que eu uso e que podem ser úteis. Tudo isso nasceu em meu livro de 2015, no jogo de 2016 e no mural de 2017. Qualquer coisa, estou a disposição o/

Eu tenho sempre a esquerda de minhas dinâmicas, links com conteúdos complementares, provocativos ou até mesmo aqueles que companham o substrato de minhas crenças e práticas. Na verdade, a navegação nos conteúdos é algo bastante focado naqueles que curtem conhecer diferentes interpretações sobre tudo.

Cada card possui um QRCode que nos leva a uma página sobre o assunto, postada entre 2012 e 2021 no meu blog, mas colei logo abaixo cada card o link explícito. Minha proposta não é falar o que já foi dito, mas oferecer prismas e percepções sobre algumas de minhas experiências sobre cada ítem.

O número de 180 é um reflexo casual daqueles ítens que eu usei ou uso no meu trabalho como consultor, instrutor ou professor. Não são nem melhores e nem piores que outros tantos, mas com certeza a grande maioria são reconhecidamente boas práticas e merecem estar no quadro.

Depois de acessar e usar, agradeço seu feedback, sugestões, dicas, … o material original do livro Toolbox 360° está em https://jorgeaudy.com/toolbox360/ e a quem eventualmente quiser adquirir o jogo físico em gramatura 300, colorido, frente e verso – https://jorgeaudy.com/desafiotoolbox/

Por exemplo, em estratégia tenho até agora:

Em ludificação por enquanto tenho:

Sobre pessoas e equipes:

2 comentários

  1. Olá Jorge bom dia
    Seu blog é fantástico. Muita coisa para aprender.
    Pena que com uma conta free do MIRO não é possivel importar os arquivos rtb.
    Grande abraço e sucesso

    Curtir

    1. Oi, se és professor ou aluo de alguma instituição educacional, o Miro possui uma gratuidade. Lá quando pedes para assinar, bem no finalzinho da lista de planos e informações sobre assinatura tem um bloquinho destinado a professores e alunos. É só submeter com um email da instituição, por exemplo, eu e meus alunos usamos o nosso email @pucrs, que é usado por eles para ativação. Mas todo o conteúdo está lá na página do Toolbox, acessível pelo menu do blog. [ ]

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s