Workshops

Desde o advento do covid-19, as edição do workshop Toolbox 360° são 100% online, usando vídeo meeting e boards digitais, um conteúdo já compartilhado com bem mais de mil pessoas. Muitas edições foram em regime de voluntariado em espaços educacionais ou comunitários.

Além do workshop de Toolbox 360°, tenho o de introdução aos Métodos Ágeis e o de Jogos 360° com icebreakers, warm ups, agile games e gamification, mas vou compartilhar aqui o que melhor simboliza estas oportunidades.

Cada workshop compartilha e debate o profissional do século XXI, era do conhecimento e das soft skills. Discute boas práticas aplicáveis nas esferas pessoal, social, carreira, equipe, empresa, em abordagens oriundas do Design THinking, métodos ágeis, Art of Hosting, Lean Startup.

Mais de 30 turmas desde 2018 – principalmente Porto Alegre, mas também em SP, SC, RJ, Brasília – cada uma com 20 a 30 pessoas, via de regra contatos da minha rede mais próxima e redes sociais. Jamais houveram duas edições iguais, temos desde o primeiro minuto práticas em grupos, valorizando as diferentes perspectivas agregadas por cada um.

Cada participante recebe um kit do jogo Desafio Toolbox 360° – baralho de 130 cartas e tabuleiro. Última edição, maior, colorida frente e verso, ilustrada e reeditorada pela Marinês Audy (designer no TecnoPUC), com ilustração da Luisa Audy (ilustradora, cinema na Famecos da PUCRS e animação clássica pela VFS – Vancouver Film School).

É um workshop que compartilha fundamentos em um prisma pessoal, singular para um (re)planejamento de carreira. Do início ao fim acontecem debates e exercícios em equipe, desafiando soft skills essenciais no século XXI – entropia e sinergia (*), empatia e colaboração, poder de abstração e síntese, assertividade, negociação e argumentação, soma não zero e equidade (**).

(*) Sinergia significa cooperação, um trabalho ou esforço para realizar com sucesso conjuntamente uma determinada tarefa complexa. É o momento em que o todo é maior que a soma das partes, inspirando a expressão de que sinergia é 2 + 2 = 5, fruto da troca de conhecimentos e aprendizados onde todos ganham ou geram algo maior que a soma de suas contribuições individuais.

(**) Na teoria dos jogos, temos o modelo de soma zero, onde para alguém ganhar, outro(s) tem que ceder na mesma proporção. Mas, existe a soma diferente de zero ou relação “ganha-ganha”, quando para alguém ganhar não é preciso alguém perder, em jogos colaborativos é quando todos devem se unir para poder ganhar em equidade, de forma una, justa e proporcional.

São quatro disciplinas essenciais, que dizem respeito a pessoas, equipes, lideranças e conexões. Tudo isso com um propósito, cultura, valores e estrutura. A serviço de projetos e operações, alinhados a estratégia em uma execução iterativo-incremental-articulada.

Não surgiu do nada, o workshop desenvolveu-se a partir do blog, lançado em 2012 e hoje com mais de 1300 posts sobre estes temas, que originou o lançamento do livro Toolbox 360°, que subsidiou o lançamento do jogo Desafio Toolbox 360°, que é a base deste workshop – Toolbox 360° – e do jogo e workshop Jogo 360°, que conta com mais de cem icebreakers, warm ups e agile games.

Quanto ao jogo, um baralho é melhor que um livro, é mais flexível no uso, é possível fracionar, é fácil de manipular como insumo de planejamento, vai muito além do jogo, prático para ter consigo na mochila, na mesa de trabalho, sendo possível incrementar, incluir novas cartas, manter aquelas mais úteis – estratégia, modelagem, validação, planejamento, execução, causa-efeito, gestão do conhecimento.

“Trabalho na área de Marketing Digital, e é incrível aprender coisas novas e poder adaptar para o meu contexto. O Workshop proporcionou conhecimentos e reflexões não só sobre processos de trabalhos, mas também sobre carreira. É incrível ver como todos os problemas e desafios se tornam mais leves e simples de se resolverem quando pensamos de forma sistemática, organizada e com propósito, entregando valor.” – Carolina Ullian – Analista de Marketing Digital na RedeHost (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“O workshop Toolbox 360° possibilitou ter contato com dezenas de ferramentas muito úteis em minha atividade profissional. Recomendo, em especial para quem trabalha com grupos e deseja conhecer formas disruptivas de conduzir e engajar equipes.” – Barbara Silva Costa – Sistemica desenvolmento educacional (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“Percebi que projetos que estava desenvolvendo poderiam ser muito mais colaborativos e com mais sentido para as minhas equipes de trabalho. Alterei uma metodologia de um projeto já na segunda-feira e obtivemos um resultado com um propósito muito mais alinhado com a missão deste projeto. A forma apenas começou a ser mudada e já vemos um horizonte muito mais eficiente. Acho que está é a forma de criarmos algo realmente novo no mundo corporativo.” – Alexandre Ascal – Consultor e Coaching Executivo. (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“Vivenciar esse momento no sábado foi muito gratificante, além de todo o conhecimento absorvido com foco em desenvolvimento de projetos, o professor Jorge nos auxilia no planejamento da nossa carreira, eu que de certa forma me sentia “perdida” nessa jornada profissional saí de lá cheia de respostas. Só tenho a agradecer pela tarde de valor imensurável.” – Pamela Moraes da Rosa – analista de Suprimentos Gerdau (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“Eu pessoalmente já tenho em mente utilizar a Janela de Johari no meu ambiente pessoal para me tornar uma pessoa melhor com meus familiares, amigos, enfim, pessoas próximas.” – Vinicius Bittencourt Ramos – Analista de testes (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“Sábado de mais aprendizado! Tollbox 360° Wall … Foi show!” – Edilaine Miguel – Vagas.com

“Foi um grande prazer participar desse workshop, simplesmente sensacional!” – Camila Fonseca – Santander

“Foi uma tarde maravilhosa, muito aprendizado, troca e carinho! Por mais dias como este! Gratidão imensa por estar con vc e os outros amigos!” – Déborah Zavistanavicius Zapata – Agile Think Consultoria

“Aprendemos de forma bem prática sobre o uso das técnicas, como encaixá-las nos diversos cenários e como adaptar. Adaptar sempre!” – Gabriela Corrêa – BRQ IT Services

“Foi útil, divertido e traduziu o sentido da aprendizagem 3.0, que valoriza o conhecimento dos indivíduos e constrói novos conhecimentos a partir da troca de experiências. A condução foi consistente e fluída, combinou jogos, teoria e exemplos práticos de aplicação. Além disso, a conexão das pessoas potencializou a criatividade, a visão crítica e a flexibilidade cognitiva, características relevantes na sociedade do século XXI.” – Fabiane Castro – Inteligência Competitiva e de Mercado | Escola de Negócios da PUCRS (Ed 14/07 – TecnoPUC)

“A experiência foi sensacional. Tive inúmeros insights de erros que costumamos cometer sem nos darmos conta e consegui pensar em inúmeras aplicações de jogos em ambientes de sala de aula visando a maximização do processo de aprendizagem. ” – Barbara Silva Costa – Professora Unisinos (Ed 14/07 – TecnoPUC)

“Participar do workshop para mim foi muito mais que aprender e discutir ferramentas, conheci novas pessoas e pude ver a aplicação das técnicas através de outros olhos. Excelente experiência!” – Camila da Silva Capellão – Analista de Negócios CWI (Ed 02/06 – TecnoPUC)

“Tirou minhas ideias do lugar e me pôs a pensar…” – Mara Lúcia Barbosa da Silva – Educadora Escola Convexo (Ed 02/06 – TecnoPUC)

Algumas fotos dos workshops 

                   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s