Desafio Toolbox

Fiz um lote especial, um Toolbox Essencial com 130 cartas ao preço de gráfica expressa, gramatura 300 e colorido frente-verso. Quem quiser receber o tabuleiro e baralho do Desafio Toolbox 360°, o valor é R$100 (cem) já com o custo de envio, só enviar um email para toolbox.audy.360@gmail.com.

KIT COM TABULEIRO E BARALHO TOOLBOX 360°

O baralho possui 130 cartas, menor, portátil, melhor que um livro com folhas presas, é mais versatil, podendo ordenar, separar, marcar, categorizar, montar mosaicos. Cada kit pode ser usado por uma equipe de 5 a 7 pessoas. Empresas podem ter 5 kits, permitindo realizar dinâmicas com até 35 pessoas. Sua natureza e propósito é instigar a descoberta, aprendizado, inovação e protagonismo.

O jogo Desafio Toolbox é uma criação minha, uma dinâmica com vocação para disseminação, ensino e aprendizado de técnicas para planejamento e modelagem em projetos e operações. O uso em workshops, equipes, eventos e alunos. Um jogo para ser usado a partir de um desafio, debatendo suas melhores formas, boas práticas e novas técnicas.

O jogo compartilha mais de uma centena boas práticas em um viés didático, fazendo seus jogadores debaterem diferentes técnicas, abordagens, experiências e contextos. As cartas possuem opções em estratégia, ideação, modelagem, validação, planejamento, trabalho em equipe, entendimento, construção e entrega, lições aprendidas e gestão do conhecimento.

O jogo tem regras simples voltadas a instigar debate e negociação em torno do atendimento de um cenário real ou fictício a ser resolvido, oferece 6 (seis) cartas com exemplos, mas os jogadores podem propor cenários com desafios reais de projetos, equipes, mercado, produtos, problemas, empreendedorismo, etc. A seguir apresento as regras e sugestões para o uso do jogo: INICIAÇÃO > CENÁRIO > CARTAS > NEGOCIAÇÃO > ENCERRAMENTO > DICAS & VARIAÇÃO.

PREPARAÇÃO

1. As equipes devem ser de 5 a 7 jogadores, um ponto de equilíbrio para gerar e permitir o debate e argumentação;
2. Cada equipe escolhe um mestre, ele terá a responsabilidade de resolver impasses e fazer fluir o jogo;
3. O mestre também joga, como os outros jogadores, ele se diferencia apenas quando o jogo não estiver avançando;

CENÁRIO

4. A equipe debate e define um desafio, podendo um problema a ser resolvido, um projeto ou operação a ser melhorado ou iniciado, uma ideia a ser planejada;
5. O objetivo de todos, como um time, é escolher as seis melhores cartas e sequência para resolver o melhor possível o desafio auto-proposto;

CARTAS

6. O mestre mistura o baralho de cartas de técnicas e depois distribui cinco cartas aleatórias a cada jogador;
7. Os jogadores analisam suas cinco cartas e o mão (primeiro a esquerda do mestre) inicia com a sua melhor carta;
8. O jogador, ao propor uma carta, a justifica brevemente e propõe sua posição no tabuleiro. Por exemplo, uma carta de pesquisa pode vir antes do planejamento e uma de lições aprendidas depois.
9. Em sentido horário, a partir do primeiro, um jogador por vez propõe uma carta ou passa a vez se não tiver mais nenhuma carta útil;

NEGOCIAÇÃO

10. Após as seis posições do tabuleiro ocupadas, a cada nova jogada é possível propor trocas (retirar uma das já propostas por uma melhor), pode-se propor a retirada de uma das cartas justificando porque aquela carta não é útil e/ou propor trocas de posições entre as 6 cartas para que a sequência faça melhor sentido para execução;
11. Um a um, em sequência jogam novas cartas, propondo mudanças ou passando a vez;
12. Assim que concordarem que as cartas no tabuleiro são as melhores jogadas até o momento com o objetivo de atender o melhor possível o cenário proposto no início, encerra-se a jogada;

ENCERRAMENTO

13. Somente após encerrada a jogada é que todos mostram as cartas restantes em mãos, é uma oportunidade de aprender um pouco mais ao perceberem que haviam boas cartas que poderiam ter sido usadas;
14. Encerrado o breve debate que pode acontecer ao terem sido definidas as 6 melhores cartas para atender o cenário e terem sido apresentadas todas as cartas em mão, recolhem-se todas as 25 cartas da rodada e as colocam bem embaixo do baralho para que o jogo seguinte se utilize de novas cartas;
15. Reiniciar o jogo com a definição de um cenário em comum acordo e distribuição de novas cartas.

DICAS & VARIAÇÕES

A. O objetivo do jogo, em sua origem, é pedagógico e busca proporcionar e instigar o debate sobre técnicas e abordagens. A existência do mestre é para evitar que o foco se perca e acabem gastando mais tempo discutindo opiniões detalhes ou sutilezas, ao invés de oportunidades e abstração;

B. É importante perceber que muitas técnicas são versáteis, podendo ser utilizadas em diferentes momentos e contextos, talvez adaptadas, por isso é possível reinterpretar o uso, desde que faça sentido e aparentemente gere valor no uso;

C. É possível fazer mais de uma rodada com o mesmo cenário, buscando provocar o debate sobre o melhor atendimento com diferentes cartas, contando com 25 cartas novas a cada vez e assim abrindo diferentes percepções de uso e aprendizados sobre a existência de variadas opções para cada fim;

D. É possível distribuir 3 notas fictícias de R$100 a cada jogador, que podem se utilizar delas para comprar ao custo de R$100 por carta. Esta variação permite ao final da rodada uma reflexão sobre a real necessidade do investimento;

E. É possível retirar do baralho aquelas cartas de técnicas muito fora de contexto, bem como incluir novas cartas que podem ser impressas e recortadas em uma gráfica expressa, reorganizando o baralho.

F. O baralho pode ser usado para montar um primeiro mural de boas práticas, como fonte de consulta e debate, como técnica de gestão do conhecimento, a galera cola postits verdes naquilo que pode ajudar, amarelos naquilo que quer aprender ou precisa de ajuda.

Vale a pena dar uma olhada no registro do último workshop com fotos, informações e depoimentos acumulados de várias edições – https://jorgeaudy.com/2018/09/17/workshop-toolbox-360-a-cada-passo-um-novo-se-descortina/

Histórico

Em 2015 eu lancei o livro TOOLBOX 360° com 72 técnicas, em 2016 lancei o jogo DESAFIO TOOLBOX 360° com tabuleiro e 72 cartas, em 2017 a técnica TOOLBOX WALL 360°. As regras de uso do mural são ainda mais simples e interativas, influenciando a gestão do conhecimento ativa, utilizando postits para marcar domínio e interesse, oferecendo ou pedindo ajuda. Esta já é a quinta edição do jogo.

tabuleiros

Jogos 360° e Toolbox 360°

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