Cursor e Github Copilot – The AI code editors

No início de Março de 2025, na minha aula de gerenciamento de projetos, discutimos diferentes perspectivas sobre a geração de código usando Inteligência Artificial. Falamos muito da velocidade de crescimento das experiências usando o ChatGPT e CoPilot, inclusive projetos em curso com agentes criados e treinados para desenvolver código.

Alguns dias depois estava conversando com colegas de DB sobre o potencial transformador destas ferramentas no redesenho de nossos processos de software e me apresentaram o CURSOR. Um destes colegas estava experimentando esta plataforma e estava impressionado com os resultados, tanto para desenvolvimento do zero como em manutenção evolutiva.

Nos testes realizados por este colega, ele interagiu via chat sobre o que precisava ser feito em uma manutenção evolutiva em um sistema de registro de horas. O chat foi propondo o que e como fazer, ele apenas aceitava ou não em um recurso de dif/merge … ele usou o Português em toda a sua avaliação enquanto simulava alterações, correções e melhorias com o CURSOR.

CURSOR – https://www.cursor.com/

Vídeo explicativo em português – https://www.youtube.com/watch?v=Bn55ewOkQHc

Mas o CURSOR não é o único, tem o GitHub Copilot, projetado para desenvolvedores de todos os níveis que desejam maximizar sua produtividade utilizando uma ferramenta de IA. Já há cursos na Udemy sendo oferecidos para instalar e configurar o Copilot no Visual Studio Code e IntelliJ (lá cita back-end Python e Kotlin, front-end React).

O GitHub Copilot é uma ferramenta de conclusão de código e programação automática desenvolvida pelo GitHub e OpenAI que auxilia os usuários dos ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) Visual Studio Code , Visual Studio , Neovim e JetBrains por meio do preenchimento automático de código.

Github CoPilot – https://github.com/features/copilot

Excelente vídeo da Alura – https://www.youtube.com/watch?v=oC4sXvg0Ci8


O futuro do desenvolvimento de software com IA promete transformar a forma como sistemas são criados, otimizados e mantidos. O desenvolvimento de software impulsionado por IA não significa a substituição completa dos programadores, mas sim uma evolução para um papel mais estratégico e criativo.

A IA assumirá tarefas repetitivas e operacionais, enquanto os humanos focarão em inovação, design e tomada de decisões críticas. Algumas tendências e impactos esperados incluem:

1. Geração Automática de Código

GitHub Copilot, Cursor, ChatGPT e Tabnine já sugerem trechos de código. No futuro, gerarão aplicações completas com base em requisitos escritos em linguagem natural.

2. Um passo além no desenvolvimento No-Code/Low-Code

Plataformas no-code e low-code impulsionadas por IA permitirão que pessoas sem conhecimento nenhum de programação criem sistemas complexos, democratizando o desenvolvimento de SW.

3. Manutenção Inteligente

Softwares poderão se adaptar dinamicamente às necessidades corretivas e evolutivas dos usuários com base em IA, ajustando interfaces, funcionalidades e até desempenho de maneira autônoma.

4. Automação de Testes e Qualidade de Código

Ferramentas de testes automatizados com IA gerarão casos de teste inteligentes, detectando vulnerabilidades de segurança e sugerindo otimizações de performance em tempo real.

5. IA em Pair Programming

O conceito de “pair programming” com IA se tornará comum, onde assistentes de IA trabalharão lado a lado com humanos para acelerar entregas e melhorar a qualidade do código.

O céu é o limite

Há 10 anos atrás não tínhamos como prever onde estaríamos em 2025, hoje não temos como prever onde estaremos daqui a 10 anos … o que sabemos é que novos players estão surgindo e a evolução da IA esta crescendo exponencialmente a cada ano …

Deixe um comentário