Quem é quem ?

Eu estava conversando por telefone sobre duas vagas da área de produtos digitais com uma colega da área de RH e me pareceu que as vezes deve ser difícil entender plenamente nossa matriz funcional, posto que são vagas técnicas, uma para programador Java e a outra para um programador Front End, lembrando que também temos o papel de Designer de experiencia do usuário (UX).

Conversamos mais 30 minutos e eu me prontifiquei a montar um material simples que pudesse esclarecer e facilitar o processo de recrutamento e seleção:

Papéis contratados pela área de negócio:

Product Owner – Papel contratado pela área de negócio para ser seu representante junto a equipe de desenvolvimento. Com competências de análise de negócios, gerenciamento de projetos e marketing estratégico, é responsável pela definição e priorização de requisitos de negócio, usuário e produto, bem como cronograma e ROI. (+info);

Analista de SEO – papel contratado pela área de negócio, responsável por otimizar as páginas do site para bom posicionamento nas buscas realizadas nos buscadores (Google, Bing, …) e acompanhar a sua audiência (+info).

UX (User Experience Designer) – papel contratado pela área de negócio, estuda a interface do ponto de vista do ser humano. Não é programador, especializa-se em ergonomia, usabilidade, arquitetura de informação e navegação (+info).

Papéis contratados pela área de desenvolvimento:

Arquiteto de Sistemas – uma visão mais técnica do ciclo de desenvolvimento de software, plataformas operacionais, infraestrutura, frameworks e bibliotecas, interoperabilidade, banco de dados, segurança, … (+info). O papel dele é mais conceitual, de orientação, para garantir que todas as equipes sigam padrões adequados e em comum acordo entre sí e com os analistas de infra-estrutura.

Programador JEE (Java) – back-end ou server-side. É o profissional que trabalha com linguagens de programação como Java e PHP. Em nossas equipes, é o profissional responsável por criar o modelo de dados no banco e programas que disponibilizarão os dados armazenados para que mais tarde o programador de Front End os receba, formate e apresente na interface do usuário.

Programador Front End– Trabalha com HTML, CSS, JavaScript, mas tem que conhecer JQuery e XML. HTML não é linguagem de programação, é linguagem de marcação; CSS é linguagem de estilo; e JavaScript (que é diferente de Java) é linguagem de script. O fim de tudo é “dar vida” ao design feito pelo web designer e as informações trabalhadas pelo programador Java. (+info).

SQA (Software Quality Assurance) – Estamos no limiar de um novo tempo para o processo de controle de qualidade, posto que até hoje trabalhamos com testes pós-desenvolvimento, depois de pronto o testador vai lá e testa para ver se ficou bom, enquanto as boas práticas de mercado sugerem testes automatizados, desde o início do desenvolvimento (+info).

Clique aqui para ver mais sobre papéis e funções, no Scrum em quadrinhos .

2 comentários sobre “Quem é quem ?

  1. Pingback: Vagas programador php – Fevereiro de 2013 | Return Void's blog

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s