Fazer mestrado, MBA, especialização ou comprar uma bicicleta

Uma amiga me perguntou o que poderia eu ajudar a entender melhor o caminho para um mestrado, expliquei a ela qual foi a minha estrada em um passo-a-passo que acho que pode ajudar outros jovens a direcionar seus esforços pós-graduando … vou compartilhar algo e se quiser saber algo mais, pergunta o/

A tempo, durante o mestrado um professor comentou que na cultura européia é muito comum executivos terem títulos de mestre ou doutores, etapa que lhes permitiu ter uma visão de mundo mais ampla, seguindo o bordão no PPGA da PUCRS, título de um dos meus livros, frase atribuida a Newton – “Sobre os ombros de gigantes!”.

Mestrado no Brasil se apresenta e tem foco na formação de professores e pesquisadores, normalmente há bolsas integrais ou parciais, um MBA é mais focado em carreira e mercado. Em um mestrado terás uma centena de leituras e debates sobre artigos, dos atuais aos seminais, de grandes pesquisadores, enquanto o MBA possui um viés mais de mercado, pragmático, le-se mais livros e fundamentação voltado a prática.

Benchmarking

Pesquise com calma e sem paixões os programas disponíveis e especialmente os mais aderentes a sua pretenção, orientadores, linhas de pesquisa, previsão de bolsas disponíveis, instalações, localização. Eu visitei os que considerei serem os melhores e mapeei prós e contras, inclusive logística.

É muito importante analisar as disciplinas obrigatórias, facultativas, transversais, elas dizem muito sobre o curso, prós e contras. Se possível, eu tive esse privilégio, poste nas suas redes e bata um papo com outras pessoas que já fizeram os cursos.

Visitas Mestrado, MBA ou especialização

Eu me reuni com coordenadores de programas de mestrado, MBA’s e especializações para depois decidir qual tinha maior valor para mim, levando em consideração a entrada, curso e após concluído. Perguntei sobre tudo, inclusive bolsas de mestrado, custos dos outros.

É importante entender as disciplinas, tanto quanto ritmo de trabalhos, leituras, TCC ou condições gerais da construção da dissertação. Estas questões são do maior interesse e o programa quer que você entenda, não se apresse, nem você nem eles querem que alguém depois abandone.

Linhas de Pesquisa

Eu acessei o site do programa de pós preferencial e pesquisei quais foram as últimas dissertações e seus orientadores nos últimos três anos, baixei as que mais tinham a ver comigo, dei uma olhada no resumo e na sugestão de pesquisas futuras, fiz isso em umas duas horas e algum tempo depois muitos colegas me pediram cópias.

Se uma linha em questão lhe chamar atenção, ligue para a secretaria e marque um papo com o orientador, converse sobre você e sobre ele, onde você trabalha, seus objetivos com o curso, também sobre ele … Se houver química entre vocês, com certeza tudo dará certo e ele também se esforçará para que você entre.

Aluno Especial

Se for possível, a estratégia de ser aluno especial e fazer algumas disciplinas do programa de mestrado mesmo antes de decidir fazê-lo ou saber se será selecionado e ganhará bolsa é ótima, assim conhecerá melhor os professores, gerará vínculos com o orientador desejado e mostrará seu potencial.

Os colegas que tinham sido aluno especial no semestre anterior, além de já anteciparam leituras e estudos, ao entrarem oficialmente no programa estavam bem a frente dos demais, já tinham muito domínio do ambiente, professores, disciplinas e um relacionamento mais seguro com o orientador.

Bolsas

Os programas que eu me envolvi tinham provas de proeficiencia, a administração possui a ANPAD, a informática tem o PÓSCOMP, são provas básicas apenas para mostrar que você vai entender o básico e não vai ficar completamente perdido nas aulas por falta de embasamento essencial, é barbadinha.

Mas tem uma coisa, alguns programas usam as provas de proeficiencia como eliminatórias ou como ranking para as bolsas, então vale a pena baixar edições anteriores, estudar, pedir dicas a conhecidos que já fizeram. Não é importante, mas é legal saber as médias no último ranking do programa que você quer entrar, isso tranquiliza.

Não é concorrência

Tem muita gente que faz as provas de proeficiência por fazer, não altere seu humor porque vai ter um monte de gente fazendo, jovens e veteranos, apenas estude e fique tranquilo para dar o seu melhor, não é difícil nem é um bicho de sete cabeças … mas não seja dos que fazem por fazer, pesquise, estude, se prepare do seu jeito.

Se entrar no curso, faça amigos no 1° dia, será uma jornada extenuante e se puder contar com parceiros para estudos, leituras e aulas a jornada será muito mais fácil. Não caia na piada de mal gosto que é preciso quase morrer para chegar ao fim, use a cabeça, gere sinergia, faça um plano de estudos e aproveite.

Aulas, leituras, debates e trabalhos

Tudo, absolutamente tudo que usamos profissionalmente você usa em um mestrado, MBA ou especialização, quer dizer – planeje-se, faça um swot, siga Pareto e CYNEFIN, não se deixe levar pelas baboseiras de que não é possível dormir, visitar a mãe ou ir no aniversário da filha … tudo é uma questão de organização e equilíbrio.

A não ser que busque laurea, procure ser racional no que ler, profundidade, porque também tem que descansar a mente, isso diz respeito a felicidade, acredito em curtir a viagem e não sofrer em dobro porque só o que interessa é o destino (inspire mais que tranpire).

Dissertação

No programa de mestrado que cursei, o tema de sua dissertação é fruto de muita leitura e de paixão durante todo o primeiro semestre. Pesquisa, navegação, muitos resumos e mais ainda pesquisas futuras, registre tudo em mapas mentais para não perder na poeira o melhor e ter que procurar denovo pelo que já tinha achado.

No meu caso, usei linhas de tempo em mapas mentais com artigos, isso ajudou uma barbaridade para pinçar o melhor tema, com citações matadoras de hoje até o artigo seminal ou pelo menos mais relevantes e maiores índices, como por exemplo, abaixo um dos últimos foi o que sustentou minha dissertação.

Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s