No segundo semestre de 2019 eu curti e compartilhei um post que apresentava uma técnica de levantamento demográfico visual muito interessante, infelizmente, logo em seguida o post foi excluído e não faço a menor ideia de quem era seu autor. Mesmo assim, repliquei em pesquisas, quebra-gelos e aquecimentos.
Questões demográficas estão sempre presentes em pesquisas com o intuito de permitir estudar os resultados sob diferentes prismas e amostras, mas também podem ser usadas como identidade, proporcionando um mapa de características gerais do grupo, via de regra colorida e divertida:
Demografia – Ciência que investiga as populações humanas, sob dados como natalidade, produção econômica, migração, distribuição étnica, etc, sob uma perspectiva quantitativa.
Questões demográficas – Oferecem aos pesquisadores filtros sobre algumas informações básicas sobre seus respondente, como idade, sexo, estado civil, nacionalidade, cidade natal, descendência, renda, …
Lembro que na foto usaram taxas ou pinos, as colunas eram as perguntas e as linhas eram opções, mas eu simplifiquei usando canetões coloridos e uma combinação com a galera para que riscasse uma linha ao lado da outra ou reforçando a intensidade da cor de forma a destacar caso não houvesse mais espaço para novos riscos.
Fiz uns paints logo abaixo para ilustrar, a ideia é gerar uma percepção visual da dispersão, eu coloco algumas opções e deixo que a galera inclua outras, assim não me preocupo com viéses (os desenhos são apenas ilustrativos). Sempre é possível perceber alguns perfis majoritários ou mesmo um condição mais dispersa por igual, sempre gera algo legal.
Já fiz com informações demográficas de empresa, como: vínculo, cargo funcional, papel majoritário, tempo de empresa, certificação, … mas sempre fico entre 6 e 8 informações. Já usei em pesquisa, mas também como quebra-gelo usando infos mais divertidas ou como aquecimento com informações mais para hard skills, profissionais e atuação.
Na virada de ano usei itens diferentes, como ícone em 2019, série, livro, filme, cantor, personalidade do ano, fato do ano, chabum do ano, desejo para 2020, instrumento musical, … Após a galera colocar os riscos coloridos que geram a visão de dispersão, sempre cabe comentar sobre suas peculiaridades.
Em pesquisas formais é comum perguntar gênero e raça, mas eu não as uso, acho que geraria polêmica e não fizeram falta alguma, todos são seres humanos. Outra dica é que nada impede haver questões de múltipla escolha, mas eu uso sempre questões de simples escolha porque deixa a leitura visual das respostas mais fácil …