A maior parte das facilitações que eu participo tem sido remotas, uma prática que aparentemente venho para ficar. Entretanto, ainda temos as presenciais, trazendo para uma sala um grupo multi-disciplinar para workshops variados, como os de planejamento e ideação.
Via de regra, o tempo de duração destas facilitações variam de um a quatro turnos. Nos últimos workshops eu comecei a registrar não só as reuniões prévias de alinhamento no Miro, mas também o planejamento, turno a turno, ilustrando técnica a técnica, com os tempos previstos.
Esta prática tem sido muito construtiva, estabelecendo uma comunicação clara e facilitando o entendimento e as combinações necessárias com os demandantes e responsáveis. Assim, centralizo e compartilho em um só Miro todo o material disponível e como ele será usado.
A seguir o print de um planejamento de três turnos, indicando cada momento, dia, técnica, já com as informações disponíveis, inclusive a abordagem, quando aplicado no geral ou em grupos:

Desde a pandemia as equipes de desenvolvimento de software vem atuando remotamente, o que abriu as portas para contratações de profissionais de outras cidades e estados. Esta é só uma das características do novo normal que acabam incentivando manutenção do trabalho remoto.
Por outro lado, tenho percebido várias empresas voltando a valorizar workshops presenciais, uma forma de proporcionar um momento de aproximação e interação. O objetivo é dar o tom de importância para certos momentos de co-criação e geração de senso de pertença e valor.
Os exemplos apontados acima e abaixo materializam o resultado das reuniões prévias com um stakeholder, product owner ou gerente de projetos. Estabelece visualmente com exemplos e usando o próprio material disponível do workshop um planejamento claro e assertivo.
A seguir o print de um planejamento para quatro turnos:

O Miro tornou-se um grande parceiro, contendo facilidades que inicialmente não explorávamos, quer taticamente ou operacionalmente. Primeiro, cada reunião possuía o seu Miro, os poucos começamos a ter boards que mantinham todo o histórico de um projeto ou de um time.
O produto evoluiu, mas aos poucos seus recursos começaram a ser melhor compreendidos, templates, ferramentas com técnicas aplicadas, como enquetes, estimativas e votações, inclusive tornando-se frequentemente uma solução melhor e mais integrada para apresentações.
De quebra, permite uma rastreabilidade a posteriori que as antigas fotos e relatórios gerados durante e após os workshops não ofereciam. Inclusive, o próprio relatório de execução pode ser registrado no mesmo Miro de planejamento … com o antes, depois e lições aprendidas.

Vou compartilhar também outras experiências centralizando informações no Miro.
