Amigos Anjos – Out/2012

“SOMOS TODOS ANJOS DE UMA ASA SÓ E PODEMOS VOAR QUANDO ABRAÇADOS UNS AOS OUTROS” – Lia Luft

É um Grupo de Amigos que faz trabalho voluntário, sempre sob a coordenação da Cacau, iniciou no Inverno de 2005 e faz 4 ações ao ano junto a comunidade carente da Ilha Grande dos Marinheiros – Páscoa, Inverno, Dia das Crianças e Natal. Olhe as fotos e, se quiser, una-se a nós … é só falar!

Eu participo desde 2009 e a cada ação conheço novos amigos-anjos, a Cacau e sua família estão sempre presentes, organizando cada campanha, mas com elas as vezes são 9, as vezes são 20 – http://amigosanjos.multiply.com/photos

Dados coletados junto as Associações Comunitárias e Organizações Sociais, há a sinalização de que residem na região da Ilha Grande dos Marinheiros em torno de 14.000 habitantes. Desde a minha primeira ida em uma ação na ilha, me chamou a atenção de que 99% são famílias e crianças brancas, a maioria de olhos e cabelos claros, extremamente carentes, morando em casas precárias.

Como todo bairro muito pobre, apresenta problemas de inserção e retenção das crianças na escola, que fica junto a rodovia ao lado da ponte, além de condições de risco para os jovens quanto ao acesso a drogas, violência, fome, álcoolismo, doenças, falta de saneamento, habitações precárias e muita violência. A gravidez na adolescência é evidente a cada ano, muitas jovens com seus filhos no colo.

A cada cheia do rio, parte da área é inundada, mas sem ter para onde ir e sem uma solução por parte do estado, temem a construção da nova ponte e estrada, que passará no meio da vila, desalojará muitos deles e tornará ainda pior uma situação muito ruim.

As ações dos Amigos Anjos visam dar atenção, tempo, carinho, um ombro amigo, um pouco de diversão, que apesar de fugazes, marcam a vida dos pequenos e dos grandes, além das nossa próprias vidas. Em meio a um mundo alienado e individualista, conhecer o outro lado, fora das frágeis redomas de vido que as pessoas constróem ao redor de sí, é uma oportunidade para nos tornarmos mais humanos … para enxergarmos a vida de outra forma!

Se minhas limitações literárias não me permitiram inspirar, leia Mafalda:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s