COBRE 2015 – IV Competição Brasileira de Robótica Educacional

Mais um excelente evento de robótica com a participação do Prof Roben Lunardi, o COBRE 2015 incentiva o trabalho em grupo, inovação e integração entre os integrantes das equipes. Mais que uma competição, busca o incentivo à tecnologia e inovação junto aos jovens, além de ser um espaço para troca de experiências. O IV COBRE será realizado no TecnoPuc – Viamão/IFRS – Campus Viamão (R. Sen. Salgado Filho, 7000, Viamão), nos dias 16 e 17/10.

CapaCobre

Inscrições gratuitas em http://n3ro.com.br/index.php/cobre/inscricao, as equipes devem ser compostas por até 4 participantes (alunos), sendo obrigatório a participação de um professor orientador da equipe. Cada equipe deve possuir um nome de guerra e nome do robô participante. Cada equipe receberá 1 kit para montar o seu robô (devolvido à organização ao fim da competição).

cobres

Regras do Campeonato

As inscrições serão aceitas até dia 04/10 e será dividido em 2 modalidades. As equipes podem participar em uma ou mais modalidades.

Ao final do primeiro dia de competição, todas as equipes participam de uma competição de Sumô de Robôs, onde duas equipes duelam em um ringue. Para isso as equipes são dividas em chaves, e depois passam para as fases eliminatórias. A equipe vencedora recebe o prêmio “Melhor Rikishi”.

No segundo dia, todas as equipes participam de 3 (três) rodadas do Labirinto do Minotauro, onde cada equipe deve passar por diversos desafios (seguir linha durante um percurso, subir rampa, passar por túnel escuro, descer rampa, passar por labirinto sem linhas) e, ao final, derrotar o robô minotauro (programado pela organização), mandando-o para fora do ringue de sumô. Todos estes desafio devem ser realizados com um único robô e um único programa. O campeão será aquele que obtiver maior pontuação nas 3 (três) rodadas, recebendo então o prêmio “Melhor Teseu” (personagem mitológico que derrotou o Minotauro).

cobre_rede_site2

Para incentivar a liberdade criativa, as regras são flexíveis quanto ao uso de adornos aos robôs, sendo estes os únicos componentes que podem ser utilizados fora o que é fornecido pela organização. Para premiar as equipes com maior desenvoltura foi criado o prêmio “Mais Turbinado”.

Para incentivar o espírito de trabalho em equipe, existe o prêmio “Melhor Caracterização”, que tem por obtivo premiar equipes que se caracterizem (roupas e adornos) com a temática do nome da equipe.

Para incentivar a pesquisa e o conhecimento tecnológico, os estudantes são desafiados a realizar diferentes montagens e programação dos robôs. Desta forma, apesar de possuírem os mesmo componentes, os robôs são criados de diferentes formas, expressando os conhecimentos prévios de cada equipe, bem como o entendimento dos desafios e limitações da competição. Para premiar a equipe que conseguiu realizar o melhor projeto mecânico, eletrônico e de programação, existe o prêmio “Melhor Projeto”.

Para incentivar a maior colaboração entre os estudantes das equipes participantes, os professores orientadores serão conduzidos à palestras e minicursos, com formações sobre temas relacionados à tecnologia. Desta forma, os estudantes terão de recorrer às outras equipes para sanar dúvidas (como utilizar determinado componente, como programar um determinado sensor, etc) ou solicitar material para melhorar o seu robô (empréstimos de furadeiras, serras, alicates, etc). Ainda, existe uma premiação específica para as equipes que forem mais solícitas, chamada de “Fair Play”.

Para incentivar à participação e o contínuo aprendizado, são valorizadas as equipes com diversos desafios mas não conseguiram bons resultados nas partidas. Desta forma, foi criado o prêmio “Zica” dado para a equipe com a menor relação aproveitamento nas partidas sobre o esforço realizado.

Para incentivar à participação plena no evento, o grande campeão é aquele que obtiver o maior somatório de pontuação entre todos os critérios analisados. A equipe com maior pontuação receberá o prêmio de “Campeão Geral”.

Programação dia 16/10/2015

8h  – Validação Cadastramento
9h  – Abertura evento – (Coordenadores do IV COBRE)
10h – Início das Montagens
12h – 13h30 – intervalo almoço
17h – Início das competições de Sumô de Robôs
21h – Final da competição de Sumô de Robôs

Programação dia 17/10/2015

8h – Treino equipes
10h – Primeira rodada do Desafio do Minotauro
12h – 13h30 – intervalo almoço
14h – Segunda rodada do Desafio do Minotauro
16h – Terceira rodada do Desafio do Minotauro
20h – Premiação

Coordenação Geral de Adriano Farias Fiad (IFSul) e Roben Castagna Lunardi (IFRS). A organização Local será de Abner Fraga de Aguiar (IFRS), Carla Giane Fonseca do Amaral (IFSul), Carlos Wurzel (IFSul), Leonardo Pereira Santos (IFRS), Rafael Pereira Esteves (IFRS), Régio Antônio Michelin (IFRS), Rodrigo Lange (IFRS) e Vinicius Martins (IFSul).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s