Dois jogos que conheci este mês, o DIXIT e o TSURO, o primeiro é uma oportunidade lúdica para discutir abstrações, comunicação, narrativa, enquanto o segundo é especial para falarmos de cenários prospectivos, ponto de vista, adaptação e até probabilidades.
Quer se divertir com os colegas naquela horinha depois do almoço? Que tal jogar um jogo de tabuleiro? Tenho uma colega que é mega-especialista nisso e sempre vem com novidades, a Ana Hermann, criadora do jogo BDD Warrior e que conhece todos os jogos de tabuleiro da face da terra.
DIXIT
Este eu conheci com a galera da DTS na PROCERGS, é sensacional, pois exige muita perspicácia, criatividade, empatia, a caixa era do Israel Berbigier, outro especialista em jogos de tabuleiro. As cartas são uma obra de arte, de tons pastéis, envoltos em uma atmosfera e de um prisma surreal, a primeira vez que eu vi fiquei realmente impressionado com a beleza e suavidade. Um jogo para contar histórias!
Cada jogador recebe algumas cartas e o da vez deve colocar uma carta virada para baixo e dizer algo que remeta a ela mas que não seja óbvia. Cada um dos outros jogadores tentarão jogar um carta que tenha a ver com o que foi dito pelo primeiro, um jogo de muita imaginação, criatividade, perspicácia e inspiração. As cartas são enormes e tem tudo para gerar boas rodadas entre amigos.
Pelo aspecto lúdico, uma forma de incentivar um olhar 360°, percebendo os detalhes, vendo fora da caixa, diferente, o não óbvio ou trivial, mas o singular e especial. Um jogo diferenciado, análogo a filmes europeus e não a blockbusters americanos, algo que nos obriga a pensar, aprender e melhorar.
Deixo aqui o link do Dixit no site de uma das maiores referências em jogos de tabuleiro aqui no Sul – https://www.galapagosjogos.com.br/jogos/dixit
TSURO
Completamente diferente, mas igualmente apaixonante, um jogo de atmosfera oriental e que exige visão espacial, lateral, antecipação, probabilidades, estratégia aplicada. As regras são muito simples e é para todas as idades, desde que esteja disposto a pensar, pois é como um jogo de xadrez …
Cada jogador recebe uma peça e posiciona em uma das muitas marcações laterais para início, a partir daí, um por vez escolhe uma carta e a coloca em sequência. Cada carta possuem alguns traçados, que servem como estradas, se conectando umas as outras, ganhando quem mais tempo permanecer no tabuleiro.
Conforme o jogo vai evoluindo, colocando novas peças, devemos nos esforçar para ficar longe ou pelo menos não sairmos do tabuleiro. Para sair basta que nossa estrada nos conduza para fora, porque nossa peça vai seguindo a linha composta pelas cartas já posicionadas … parece difícil mas é muito fácil.
Tem app para mobile. Deixo um link para quem quer saber mais, é de outro site, americano, que tem todo tipo de jogo de tabuleiro, regras e informações, vale a pena conhecer – https://boardgamegeek.com/boardgame/16992/tsuro.
Show Jorge, estou criando o jogp Game Of Quality. Vamos jogar uma hora. ..abs
CurtirCurtir
Estou ligado … que seja um sucesso e agregue à comunidade
CurtirCurtir
Eu estava montando um kit Toolbox e acabou virando o Desafio Toolbox com dados, cartas e tabuleiro 🙂 Amo muito tudo isso
CurtirCurtir
e que conhece todos os jogos de tabuleiro da face da terra.
Meu segredo é que eu pesquiso todos eles no BoardGameGeek quando ninguém está vendo.
CurtirCurtir
Audy, vamos dar o crédito a quem realmente o merece, a caixa do DIXIT era do Israel Berbigier, que é um grande conhecedor e colecionador de jogos de tabuleiro. Mas confesso que também fiquei encantada com o jogo e entrou para a minha lista de desejos. 🙂
CurtirCurtir
Corrigido então, eu pretendo comprar, vamos jogar dia desses 🙂 Bom reveillon e até breve!
CurtirCurtir