Moodboard é um canivete Suiço para qualquer equipe ou projeto

Uma tradução possível poderia ser “Quadro de Atmosfera”, “Mural de Estilo”, “Quadro de Identidade”, “Mural da Inspiração”, um mural elaborado para materializar fontes de inspiração para um projeto, ideia, estilos, lembretes visuais e referências alinhadas ao que queremos internalizar.

No mundo do design de produtos, moda, coleções, etc, é uma técnica usada para concentrar aquilo que inspirará de alguma forma o que queremos criar, geralmente envolve imagens, fotos, recortes, objetos com o objetivo de nos instigar pela sua forma, cores, volumes, estilo, etc.

Em equipes, projeto ou operações, o mesmo conceito pode ser utilizado para gerar uma identidade com seu cliente, com a empresa, com um segmento de mercado, com um viés que pode ser sério, divertido, direto ou indireto, irreverente ou formal.

No mundo do design é uma ponte entre os conceitos, inspirações e a criação de uma marca ou produto. Toda e qualquer equipes de criação se utiliza de murais desta natureza, físicos ou virtuais. Em projetos de software é mais raro, mas mesmo assim a ideia é muito interessante.

Uma técnica que pode começar com uma identidade interligada para o time, composto por nome, imagens, avatares relacionados, cores, mobiles, adesivos, etc. Um mural com imagens do cliente e sua atividade, meio, cultura, produtos e serviços.

Se no design o objetivo é inspirar-se na marca e sua “personalidade”, em equipes de desenvolvimento o objetivo é internalizar, gerar empatia, proporcionando que todos sintam-se realmente parte do contexto de seu cliente, inclusive com dias de visitação e interação in loco.

Existe, por exemplo, técnicas avançadas em que periodicamente alguem do time passa um dia de shadowing com o seu cliente ou uma das personas. Há trocas em que neste dia um cliente passa o dia junto ao time enquanto isso.

Na web, há variadas ferramentas, dois de meus blogs por exemplo usam um tema gratuito de portfólio do Worpress que monta um mural de imagens assim como é possível fazer em ferramentas direcionadas como o http://www.gomoodboard.com, que como o wordpress pode ser gratuita.

Dica de alguns exemplos legais em uma única página: 9-inspiring-mood-board-examples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s