Prefácio original livro Toolbox 360°

O lançamento da primeira versão do livro TOOLBOX 360° contou com prefácio do Eduardo Peres:

“A partir de sua grande experiência em dinâmicas para o desenvolvimento de pessoas e projetos, Jorge Audy nos apresenta neste livro um conjunto de técnicas comprovadas de facilitação para as mais variadas situações.    

Embora o livro tenha um valor especial para estudantes e profissionais da comunidade ágil, na qual o autor tem importantes contribuições e publicações, trata-se de um livro relevante para uma grande gama de interessados, como startups, estrategistas, tomadores de decisão, designers, gestores de pessoas e professores, apenas para citar alguns exemplos.

Mas afinal, o que é facilitação? Sabemos que estamos diante de um trending topic, mas também é fato que se trata de um termo que tem sido utilizado muitas vezes de forma vaga e genérica, desprovido de efetivo valor. A leitura deste livro pode iluminar este caminho, pois, muito mais do que preocupar-se com definições conceituais rebuscadas, o autor coloca seu foco na prática e nos guia através de um universo diversificado e rico de possibilidades. Algumas técnicas aqui apresentadas poderão ser aplicadas diretamente no seu dia a dia, outras poderão ser úteis para oportunidades futuras, mas com certeza o conhecimento adquirido irá auxiliar na compreensão, abrangência e aplicabilidade da arte da facilitação.

Eu, particularmente, entendo facilitação como a execução de um processo colaborativo para ajudar as pessoas a entenderem seus objetivos comuns, definirem metas claras, planejarem ações e realizarem tarefas de forma sustentável. O processo de facilitação em si deve ser realizado por uma pessoa imparcial e focada na execução do processo, o facilitador. Ele tem a responsabilidade de apoiar e guiar o grupo no uso do processo em si, sem com isto conduzir suas decisões.

Trata-se de um papel de liderança e não de controle. Com seu viés imparcial, o facilitador não deve contribuir ativamente nas ideias em discussão, e não tem autoridade sobre a tomada de decisões da equipe. Estamos falando de um profissional que não é especialista no conteúdo em discussão, mas sim em como esta discussão deve ocorrer. Enfim, o papel do facilitador é ajudar as pessoas a realizar seu trabalho de forma mais fácil.

Então facilitar é fácil? Definitivamente, não. A boa facilitação exige conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, e, assim como esta, existem vários estilos de facilitação. Também existem diferentes complexidades envolvidas, como, por exemplo, quando estamos frente a uma tomada de decisão pontual em um projeto ou uma decisão estratégica que pode definir os rumos de um empreendimento, ou quando estamos facilitando um processo de aprendizagem e troca de conhecimentos, ou ainda na resolução de conflitos pessoais ou organizacionais. 

As técnicas apresentadas neste livro nos auxiliam a fazer emergir e potencializar valores essenciais para uma facilitação eficaz, como #Confiança, #Engajamento, #Motivação, #Colaboração #Sinergia, #Coragem, #Experiência #Compromisso, #Escuta e #Empatia. Tais valores são estruturantes da ação de um @real_facilitador, mas a simples aplicação de uma técnica não é garantia de que os mesmos estejam presentes. Neste sentido, considero essencial àqueles que buscam a excelência na arte da facilitação, o exercício da empatia. Empatia significa colocar-se no lugar da outra pessoa. É olhar para dentro do outro, ver o mundo como ele vê e compreender o que ele sente. Ao conseguirmos esta conexão com os outros, nossa visão de mundo se amplia e nos tornamos pessoas melhores.

Sem empatia não existe facilitação eficaz, e por isso sugiro que você faça continuadamente uma reflexão sobre como tem ocorrido a empatia nas dinâmicas realizadas, aprimorando-se dia após dia nesta prática. Enfim, o autor nos apresenta os caminhos da arte da facilitação, mas a condução desta jornada empática pertence a cada um de nós.”

Eduardo Meira Peres – sócio proprietário DBServer, professor PUCRS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s