Já fazia um tempo que não facilitava uma inception de três dias, usualmente faço em um, mas valeu cada minuto, 22 pessoas, iniciando com um alinhamento geral de objetivos e informações, passada em personas e ainda na primeira manhã já mergulhamos nas jornadas, até encerrar com um plano de entrega para 2,5 meses.
Dois dos três dias foram as jornadas e seu enriquecimento, informações úteis, registro de debates e conclusões, seguido de um UX Dojo diferente, textual. No grande quadro amarelo das jornadas, no topo as próprias, na camada intermediária o registro das discussões, abaixo o UX em texto, descrevendo cada funcionalidade.
O terceiro dia foram três passos de planejamento, um primeiro exercício de priorização e sequenciamento, um segundo passo de brainstorming e reorganização das features/necessidades para simplificação e um terceiro passo que estimou e definiu uma linha de tempo … muito debate, muita antecipação e domínio maior de todos.

Na maior parte das vezes eu conduzo inceptions de um dia, há sempre um preparo prévio, o levantamento de informações, a preparação de mapas mentais e o estudo de materiais diversos compartilhados entre todos os participantes. Como tudo, o foco é uma primeira versão mínima, neste caso é o planejamento.
O maior valor e o maior objetivo não é o planejamento em si, mas o debate, o brainstorming e as conclusões em comum que geram um grande alinhamento e antecipa dezenas de perguntas, reflexões e respostas a todos, ampliando ao máximo o entendimento realmente necessário de todos, um ponto de inflexão desafiador.
A expectativa é sempre na transição das jornadas para o UX Dojo, onde discutimos, registramos e ideamos cada feature em suas características gerais. O resultado desta etapa que originalmente era um evento a parte, agora incorporada às inceptions, é mágica, os debates e consequências mostram a evolução no entendimento.
É preciso desapegar de cada entendimento prévio, vamos evoluindo, eliminando postits e criando novos a cada passo. A cada avanço, caem fichas, fica a impressão que aquilo que parecia um entendimento comum era na verdade desentendimento … são múltiplos looping de entendi, desentendi, reentendi de outra forma!
Amo muito meu trabalho!