Um canvas diferente para Persona

O canvas de Persona é usado para materializar um segmento ou perfil de pessoas. Chamamos de Personas esta abstração, caracterização comum e modelagem, dando-lhe um nome e atribuindo características mais tangíveis e concretas, através de padrões plausíveis. 

Chamamos de personas quando este trabalho é fruto de pesquisa de campo, análise e debate, enquanto chamamos de Proto-Personas quando este mapeamento é fruto de uma discussão e modelagem dedutiva a partir de nosso conhecimento e experiência prévia.

Através das Personas e proto-personas, é possível exercitar empatia a partir da co-criação e do compartilhamento de modelos mentais, construindo-se uma visão e linguagem comum sobre diferentes tipos de clientes, funcionários, cidadãos, integrantes da cadeia de valor em estudo.

OPORTUNIDADE

Já usei o empathy canvas do Alex Osterwalder e também o canvas de persona usado pelo Caroli, creio que em uma proporção 20%-80%. Semana que vem em um trabalho de resignificação de um papel pretendo usar este modelo, porque acho que trará mais insights.

O trabalho em questão é um pivot na atuação de determinado papel em uma organização de grande porte, onde teremos após o canvas de persona uma desconstrução do AS IS (atribuições atuais) para um TO BE (novo posicionamento e atribuições).

Já compartilhei diferentes posts descrevendo esta abordagem, técnica, outros canvas, este é mais uma opção conforme demanda. Disponibilizada em creative commons, possui sete campos, além dos atributos de nome e papel:

  1. NAME & ROLENOME E FUNÇÃO – Dar à sua persona um nome e uma função reais ajuda a ancorá-la na realidade. Usar uma pessoa real é ainda melhor;
  2. DRAW CONTORNOS – A tela foi projetada para facilitar o desenho da aparência de seu cliente. Cabelo, óculos, barba, adereço, traços, roupa;
  3. NEED NECESSIDADE – Queremos identificar as necessidades dele/a. O que querem? Do que necessitam ou buscam para atender sua necessidade?
  4. POSITIVE TRENDSTENDÊNCIAS POSITIVAS – Quais são as tendências positivas que a persona experimenta em sua vida? Está no caminho certo;
  5. OPPORTUNITIES OPORTUNIDADES – Quais são as oportunidades que ele/ela tem? No trabalho ou na vida privada;
  6. HOPES ESPERANÇAS – Que esperanças a persona tem para o futuro? Quais as metas que ela percebe como factíveis e de valor agregado;
  7. NEGATIVE TRENDS TENDÊNCIAS NEGATIVAS – Quais são as tendências negativas que a persona experimenta em sua vida?
  8. HEADACHES DORES DE CABEÇA – Quais são as dores de cabeça que ele/ela tem? No trabalho ou na vida privada;
  9. FEARS – MEDOS – Que medos/receios a persona tem para o futuro?

Outros posts e técnicas sobre personas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s