KMM – Kanban Maturity Model

O modelo é uma matriz dos níveis de maturidade 0 à maturidade 6 (sete níveis) e boas práticas sugeridas pelo método – Visualize o fluxo, limite o trabalho em progresso (WIP), gerencie o fluxo, tenha políticas explícitas, estabeleça ciclos de feedback e evolua experimentalmente.

O modelo oferece um conceito de maturidade através da combinação de cultura, boas práticas e resultados de negócios. Partindo do Lean Kanban do David Anderson, oferece uma visão evolucionária, onde o foco é a transição e evolução ao nível seguinte.

Fonte – https://www.kanbanmaturitymodel.com/download-free-resources/

A Cultura são as coisas que as pessoas valorizam e às quais se referem como princípios ou normas; as Práticas são as atividades de rotina, os padrões observáveis das interações; os Resultados são o que essas práticas entregam em uma perspectiva interna e externa.

Seguindo a provocação do modelo, uma organização que deseje subir seu nível de maturidade pode estabelecer práticas de transição, seguidas naturalmente por práticas de consolidação necessárias para confirmar os resultados que definem o nível de maturidade almejado.

Não é o objetivo, mas preenche o espaço deixado pelos modelos CMMI (Capability Maturity Model Integration) e MPS-Br (Melhoria do Processo de Software Brasileiro). O objetivo deles era avalizar o nível de maturidade dos processos de TI de uma operação.

O poster é denso, disponível de forma legível aos assinantes do site do criador na KMM+ e na David J Anderson School of Management. A seguir farei uma explanação geral dos seus sete níveis ou Maturity Level – ML0, ML1, ML2, ML3, ML4, ML5 e ML6.

Nível O “abstrato” 

Do meu jeito! Alheio ao cliente! O processo é muito dirigido ao indivíduo que o executa, a empresa é classificada como frágil e não possui modelo definido de trabalho. Pode ser um sucesso, mas é dependente de quem faz acontecer por méritos pessoais.

Estamos no ramo de entrega de pizza e temos uma equipe de pessoas que sabem fazer pizza. A experiência do cliente depende inteiramente de quem os atende, e os clientes muitas vezes desenvolvem uma preferência por um membro específico da equipe, escolhendo-o efetivamente como seu produtor de pizza favorito, pois não confiam nos sistemas do restaurante.”

Nível 1 “emergente”

Nunca da mesma maneira duas vezes! Uma gestão adequada traz benefícios para a empresa, pois ela gera valor, mostra uma estrutura organizacional e transparência nas atividades. Neste nível a empresa ainda é frágil diante do mercado, mas já começa a pensar em modelos de processos.

Estamos no ramo de entrega de pizza. O método de preparar, assar e entregar a pizza, a precisão do atendimento do pedido e a qualidade e o sabor da pizza dependem muito de quem a prepara. O processo está emergindo, mas ainda é inconsistente. Muitas vezes a pizza é do tipo errado, faltam ingredientes ou é de má qualidade no momento da entrega, ou o prazo de entrega depende muito de quem a entrega. A experiência dos clientes os leva a concluir que o fornecedor é extremamente pouco confiável.” 

Nível 2 “definido”

As vezes dá errado! A empresa ainda possui um modelo de negócio frágil, mas já está em evolução. Já há empenho para a construção de processos a serem seguidos por todos, mas em um nível baixo de maturidade, sujeitos frequentemente a falhas perceptíveis nos resultados. 

Estamos no ramo de entrega de pizza. O método de preparar, assar e entregar pizza é consistente e os procedimentos definidos agora são seguidos de forma consistente. No entanto, a pizza entregue depende muito do envolvimento do cozinheiro principal ou do gerente no processo. Se ela não estiver presente, a pizza entregue pode ser do tipo errado, pode estar faltando alguns ingredientes ou estar levemente queimada. Portanto, a percepção do cliente é que a confiabilidade do fornecedor depende do supervisor de plantão.

Nível 3  “gerenciamento”

Clientes sempre satisfeitos, adequado a finalidade! Existe uma definição de processos, seguidos por todos e com resultados alinhados à expectativas do cliente. Neste nível, a empresa aponta modelos operacionais e passa a conhecer e responder melhor ao mercado.

Estamos no ramo de entrega de pizza. O método é consistente, independentemente da noite da semana, de quem está trabalhando ou se o gerente está presente. A pizza entregue corresponde ao pedido, tem qualidade e está dentro das expectativas. Temos tempo para pensar em diferenciação e no crescimento do nosso negócio. Entretanto, ainda não somos bons em entender por que os clientes nos escolhem e expectativas adicionais. Exemplo: Vendemos muitas pizzas Margherita básicas para entrega em estabelecimento comercial a partir das 17h nas quintas-feiras à noite, mas ninguém se preocupou em pensar nisso ou em perguntar porquê.” 

Nível 4 “gerenciado quantitativamente”

Todos estão felizes! Processos existem e evoluem, já há um melhor entendimento do cliente e mercado. Tem estratégia e tática, gerando bons resultados de forma previsível e persistente. Ainda é frágil, mas possui consistência em seus processos, respondendo melhor aos vieses do mercado. 

“Estamos no ramo de entrega de pizza. Administramos um negócio economicamente bem-sucedido que oferece diversas classes diferentes de serviços, como um cardápio de entrega expressa. Lidamos com sucesso com os fluxos e refluxos da procura e compreendemos a natureza cíclica do nosso negócio. Temos uma marca respeitada e rentabilidade solidamente previsível. Vendemos muitas pizzas Margherita básicas para entrega no estabelecimento comercial a partir das 17h nas noites de quinta-feira, e sabemos porquê. Como sabemos por que nossos clientes fazem pedidos, podemos antecipar essa demanda – não é sorte! Se tivermos que introduzir um novo tipo de queijo, estudamos as preferências dos nossos clientes para descobrir qual gostam.”

Nível 5  “Líder de mercado”

Neste nível a empresa está ligada intimamente ao propósito de acordo com a perspectiva de todos os interessados. Ela não é classificada como de risco, não é frágil, ao contrário, é líder de mercado.

Otimizar a eficiência; melhorar os resultados econômicos; aumentar a produtividade sem sacrificar a qualidade; elevar as margens; elaborar orçamentos premium para classes de serviço ou qualidade dessa categoria; minimizar custos; otimizar o valor do trabalho por meio de uma capacidade superior de priorização e triagem.

Nível 6 “Construída para durar”

Empresas orientadas ao propósito, centradas no cliente de forma consistente e pró-ativa. Trata-se de organizações que acompanham as mudanças no mercado e se adaptam rapidamente a problemas e oportunidades. 

“A empresa é sólida e seu crescimento é sustentável. São empresas consolidadas e anti-frágeis, pois seus negócios mudam de acordo com a evolução do mercado. Em situações de risco, a empresa tem agilidade para responder e ainda obtém valor agregado, se reinventando e conseguindo fazer perguntas estratégicas. As respostas fazem parte do planejamento de um negócio duradouro.  Neste nível a empresa consegue gerenciar riscos, avaliar o mercado, mitigar e resolver.”

Deixe um comentário