A 8ª edição do PMBOK foi lançada no final de 2025. Ela mantém o foco na entrega de valor através de seus princípios e domínios de desempenho, integrando práticas ágeis e tradicionais. Previsivelmente, deu um passo atrás, resgatou os cinco grupos de processos como Áreas de Foco e 40 de seus processos.
Além deste resgate previsível, incorporaram temas como IA e sustentabilidade para uma gestão de projetos mais adaptável, ética e estratégica, enfatizando o papel do gerente como facilitador e agente de mudança, com foco e ênfase ainda maior no Tailoring (adaptação inteligente).
Ela equilibra a abordagem vigente até a sexta edição com a proposta disruptiva e ágil presente na sétima edição. Desta forma, consolida sua visão sobre princípios e métodos ágeis, ao mesmo tempo que resgata e enfatiza parte de seu histórico e práxis sobre governança de projetos.
Na minha opinião, externada em posts anteriores, a mudança da edição 6 para a 7 foi drástica, ainda mais se lembrarmos que o PMBOK não é só para desenvolvimento de software, inovação e empreendedorismo, mas para engenharia civil, mecânica, arquitetura, medicina, direito, marketing, etc.
Assistimos uma inversão histórica, se o PMI tivesse lançado a 8th antes da 7th, o impacto e parte da perplexidade ocorrida na comunidade de GP teria sido menor e mais amigável. Mas entre a 6th e a 7th não houve transição, mudando da água para o vinho … tirando o chão de muitos GP de variadas áreas com pouca afinidade com o Ágil.
A escuta ativa e genuína da comunidade de GP pelo PMI gerou a 8th edição, talvez uma retirada estratégica para então voltar a insistir em uma abordagem Ágil mais raiz, ou quem sabe um passo firme na direção de uma simbiose entre o antigo PMBOK 6 e abordagem ágil do PMBOK 7 para atender gregos e troianos … o futuro dirá!

PRINCÍPIOS – A edição 8 reduziu de doze princípios para seis princípios fundamentais:
- Adote uma visão sistêmica – Um projeto integra algo maior, na organização, mercado e sociedade;
- Foco no valor – Entregamos mais que prazo, escopo, custo e qualidade, mas benefícios aos stakeholders;
- Qualidade integrada – A qualidade não é um passo, mas um princípios praticado do início ao fim;
- Líder diligente – O GP não é apenas um gerente, mas um líder que inspira stakeholders e liderados;
- Sustentabilidade – As empresas que acreditam e valorizam a sustentabilidade são melhor avaliadas;
- Equipe empoderada – É a visão do PMI sobre auto-organização e empoderamento dos times.

DOMÍNIOS – A edição 8 reduziu de oito para sete domínios essenciais de desempenho:
- Governança – Projetos devem ser permanentemente alinhados a estratégia, políticas e normas;
- Escopo – Estabelece a importância dos requisitos e necessidades do projeto;
- Cronograma – Qualquer projeto, por ser um esforço temporário, precisa ter uma visão de tempo;
- Finanças – É importante ter um plano e controle financeiro, eliminando desperdícios;
- Partes interessadas – Envolver e gerenciar todas as partes interessadas garante engajamento e valor;
- Recursos – É preciso planejar, alocar e gerenciar recursos, internos e externos, pessoas e infra;
- Risco – O planejamento e gerenciamentpo de riscos antecipa e garante os resultados e valor;

PROCESSOS – A edição 8 resgata os 5 grupos de processos e 40 dos 49 processos da edição 6:
Na edição 7 haviam desaparecido os grupos de processos e seus processos, surgindo os princípios e domínios. Agora, na edição 8 os princípios e domínios existem para guiar o gerente de projeto no bom uso e aplicação de seus processos, que devem gerar valor a seus clientes e stakeholders.
Uma mudanças aguardada por muito é fato no PMBOK 8, a volta resignificada dos grupos de processos como Áreas de Foco e Processos, com suas entradas, atividades e saídas. A ênfase é que os mesmos devem ser 100% orientados por seus seis princípios e sete domínios.
- Área de Foco 1 – Iniciação – Initiate Project or Phase, Identify Stakeholders, Plan Scope Management, Plan Schedule Management, Plan Cost Management, Plan Resource Management, Plan Risk Management, Plan Stakeholder Engagement e Plan Communications Management;
- Área de Foco 2 – Planejamento – Develop Project Charter, Develop Project Management Plan, Collect Requirements, Define Scope, Create WBS, Define Activities, Sequence Activities, Estimate Activity Durations, Develop Schedule, Estimate Costs, Determine Budget, Estimate Activity Resources, Identify Risks, Perform Qualitative Risk Analysis, Perform Quantitative Risk Analysis e Plan Risk Responses;
- Área de Foco 3 – Execução – Direct and Manage Project Work, Manage Project Knowledge, Acquire Resources, Develop Team, Lead the Team, Manage Communications, Manage Stakeholder Engagement e Implement Risk Responses;
- Área de Foco 4 – Monitoramento e Controle – Assess and Implement Changes, Validate Scope, Monitor and Control Scope, Monitor and Control Schedule, Monitor and Control Costs, Monitor Communications, Monitor Stakeholder Engagement, Monitor and Control Resourcing e Monitor Risks;
- Área de Foco 5 – Encerramento – Close Project or Phase.
As certificações PMP incluirão estas mudanças a partir de julho de 2026.
