22/08 – 3º Dia “Semana …”

3º dia da 1ª semana de LightningTalks e FishBowls no TecnoPUC
Local: Talento Empreendedor, iniciou as 18:00 e teve 38 presentes.

18:30 – 1ª lightningtalk – Tattiana Ximenes da DBServer irá falar um pouco sobre como é ser de uma área fora da TI, como Vendas e Marketing, em meio a sopas de letrinhas, métodos e técnicas centradas em desenvolvimento de SW. Ela abriu a noite convocando um alinhamento entre todas as áreas da empresa, um pacto com foco em valor entregue, redução de desperdício, técnicas ágeis e melhores práticas difundidas, pela criação de uma linguagem ubiqua não só com o cliente, mas com todas as áreas da empresa e seu ecossistema.

18:50 – 2ª lightningtalk – Hayrettin Baran (Thoughtworks) – Lean software development – O termo Lean Software Development teve sua origem em 2003 com a publicação do livro homônimo de Tom e Mary Poppendieck, quando apresentaram como aplicar seus princípios no desenvolvimento de software. Uma observação mais que pertinente, em meio a excelentes palestras, uma em Inglês, como a nos lembrar desta exigência cada vez maior em um mundo globalizado e o papel do TecnoPUC em projetos off-shore e intercontinentais.

Sugestão de leitura, um resumo feito neste blog a alguns meses – clique aqui!

19:10 – 3ª lightningtalk – Bruno Peroni e Felipe Amaral da Semente – Business Model é um mapa dos principais itens que irão constituir a empresa, sempre sendo revisado ao longo do tempo, se cada um está sendo atendido ou se necessário fazer alteração para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia. O debate se ela elimina ou não o plano de negócio tradicional tangenciou o tema e ficou para a próxima.

Sugestão de leitura, um artigo da InfoQ com o cerne desta técnica, clique aqui!

Para ir direto na fonte – http://www.businessmodelgeneration.com/canvas

19:30 – FishBowl – Paulo Dias da Stefanini – Estimativas – De posse do cálculo de velocidade do time (disponibilidade da equipe), as estimativas fornecem dados que permitem projetar a quantidade de pessoas que serão necessárias, o tempo previsto e ajuda a calcular os custos do projeto. Houve uma polarização do tema entre PMI, escopo fechado e pontos de função versus metodologias ágeis com escopo aberto e técnicas de estimativa dimensionando complexidade de User Stories ou Experiência calibrada diretamente em horas.

2 comentários sobre “22/08 – 3º Dia “Semana …”

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s