24/08 – 5º Dia “Semana …”

5º dia da 1ª semana de LightningTalks e FishBowls no TecnoPUC
Local: Talento Empreendedor, contando nesta noite com quórum de 28 pessoas.

18:30 – 1ª lightningtalk – Beatriz Benezra (GUGC) – Gestão do Conhecimento -A Beatriz é coordenadora do Grupo de Usuários de Gestão do Conhecimento e ofereço como sugestão de leitura um post que eu fiz sobre o primeiro evento do GUGC em 2012 (+ info). Tê-la assistido foi um privilégio, o evento foi para mim tão significativo quanto o do GUAN falando sobre PNL, assuntos convergentes para quem busca o pleno entendimento das pessoas e do processo de melhoria contínua apregoado pelos métodos ágeis.

Do inglês Knowledge Management (KM), é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Dica, é assitir os depoimentos em http://itvision.tv/p/89.

18:50 – 2ª lightningtalk – Jiéverson Maissiat (DBServer) – Software Patterns descreve uma solução geral reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de software orientados a objetos. Não é um código final, é uma descrição ou modelo de como resolver o problema do qual trata, que pode ser usada em muitas situações diferentes (+ info direto da fonte).

Os Padrões de Projeto normalmente definem as relações e interações entre as classes ou objetos, sem especificar os detalhes das classes ou objetos envolvidos, ou seja, estão num nível de generalidade mais alto. Um padrão de projeto define o seu nome, o problema, a solução, quando aplicar esta solução e suas consequências.

Inusitado, o Jiéverson surpreendeu com uma palestra ivovadora, mantendo a todos atentos e ligados a cada mudança de página do PPT, pessoalmente já havia ouvido falar muito bem dele, mesmo asssim fiquei impressionado com sua desenvoltura, domínio e poder de síntese. Ainda vamos ouvir falar muito dele!

Discorreu sobre o que são ou não patterns, mitos, exemplo, pivot’s, tudo isto com uma analogia maluca com zombies … em certo ponto, afirmando que não deveríamos criar zombies, lentos e pesados, dentro de nossos softwares  🙂

19:10 – 3ª lightningtalk – Daniel Wildt (Trevisan) – Metodologias Ágeis – No início conhecidos como métodos leves, em 2001, membros proeminentes da comunidade de desenvolvimento de software se reuniram em Snowbird, Utah, adotaram o nome métodos ágeis com o Manifesto ágil, documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Os métodos ágeis iniciais, incluíam Scrum (1986), Crystal Clear, Programação extrema (1996), Adaptive Software Development, Feature Driven Development, and Dynamic Systems Development Method (1995).

Ele iniciou com uma provocação – “Para saber se algo vai dar errado, é preciso ver longe?”, comentou logo depois que o princípio mais importante seria o da simplicidade – “A arte de maximizar o trabalho que não precisa ser feito!”, também que um prática fundamental é manter um ritmo sustentável. Citou 3 livros que merecem ser lidos – The Toyota way, Virando a própria mesa e The thank you economy.

19:30 – Retrsopectiva – Avaliação da “1ª Semana …” e projeção futura

Contamos com o maior número possível de profissionais para fazermos um balanço deste primeiro evento pós-Open Space, para termos representatividade para formação de uma terceira comissão, que se empenhará para a construção do próximo evento, em formato a ser debatido e conteúdo a ser decidido pelo painel de votação utilizado por todos desde segunda-feira. Contamos com todos!

A primeira decisão, mais urgente, é a de trocar o nome do grupo e dos eventos para “TECNOTALK“, de forma a ter identidade própria, assim que o grupo seja renomeado, postaremos e contaremos com todos para disseminar o nosso nome.

Uma recomendação é de que oportunidades de eventos, cursos e variedades de possível interesse, sejam postados por qualquer um no grupo TECNOTALK, posto que isto fortalecerá o broadcast de notícias úteis através dele.

Constituida a nova comissão, que trabalhará para o evento de Setembro, inicialmente com tres integrantes, mas na semana iremos verificar novos voluntários, para mantermos em torno de 5 (cinco) pessoas sempre:

  • Maurício (PUC-RS)
  • Lucas Nunes (PUC-RS)
  • Felipe (DELL)
  • Cássio Trindade (Grupo RBS – Unid TecnoPUC)
  • Júlia Roehe (Grupo RBS – Corp)

Os assuntos mais votados, sobre os quais a comissão se debruçará no intuito de montar o próximo evento, com o desafio de sempre inovar, foram :

  • Games – Luiz Parzianello
  • Trabalho 2.0 – Flávio Steffens
  • Business Model – Semente
  • Métricas Ágeis – Paulo Caroli
  • Métodos Ágeis – Daniel Wildt

A partir da semana que vem, a nova comissão passará a trabalhar e contará com o apoio de todos, usando o grupo TECNOTALK para a comunicação direta.

2 comentários sobre “24/08 – 5º Dia “Semana …”

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s