GUMA Agile Day – Esta quase na hora!

Imperdível, o mix esta confirmadíssimo, com Keynote, 3 Workshops, 8 palestras e 5 Lightning Talks, além da realização de 4 open spaces sobre temas a serem sugeridos e votados pelos participantes do evento. a seguir o programa e logo mais a descrição de todas as palestras, LT’s e workshops:

50 Min – KeyNote Klaus Wuestefeld – Objective – A Questão Mais F*d@ – Qual é a questão de desenvolvimento de software mais f*d@ enfrentada hoje por sua equipe ? Venha compartilhar conosco essa questão, discutí-la e ver se encontramos juntos alguma luz.

100 Min – Daniel Wildt – sócio e consultor da Trevisan e WildTech – MVP! MVP! Criando a primeira versão de um produto – o desafio (Quando estamos criando novos produtos, o grande problema é saber o que colocar em produção. Vamos discutir sobre a criação de um produto de software e brincar com técnicas e ferramentas que podem ajudar a determinar os primeiros passos).

100 Min – Paulo Caroli – Principal Consultant at ToughtWorks – Kit de atividades para retrospectivas (Um bom facilitador de retrospectiva deve conhecer várias atividades que podem ser usadas numa retrospectiva. Nesta apresentação vou compartilhar um kit de atividades para retrospectivas).

100 Min – Eduardo Peres – Project Management Consultant at DB Server – O Alfabeto perdido de Macondo (O Alfabeto perdido de Macondo é um jogo de estratégia para a aprendizagem de processos ágeis de planejamento de releases e iterações. Os participantes serão organizados em pequenos grupos de trabalho para, de forma lúdica, vivenciarem importantes conceitos como débito técnico, velocidade, qualidade e planejamento adaptativo).

50 Min – Guilherme Lacerda – UniRitter – Coding by eXamPle: Tornando-se um desenvolvedor profissional (Quer se tornar um desenvolvedor profissional? Neste tutorial, apresentaremos como os princípios do Lean Software Development fazem sentido na hora de desenvolver software. Apresentarei exemplos práticos de códigos “sujos” e como estes princípios e práticas “e algumas ferramentas” ajudaram a limpar o código e deixá-lo mais simples).

50 Min – Tiago Silva da Silva – doutorando IME/USP – There’s no magic: esforços para integrar Agile e UX (É indiscutível que Usabilidade/User eXperience tem-se tornado cada vez mais importante no desenvolvimento de produtos, deixando de ser um diferencial e tornando-se requisito básico para um sistema de sucesso. Apresentarei práticas utilizadas para a integração de User eXperience e Desenvolvimento Ágil, e apresentar relatos práticos de contextos nos quais determinadas práticas funcionaram e nos quais elas não funcionaram).

50 Min – André Koucher Piegas – Consultor na DB Server – (Abo)lições aprendidas:para inserir agilidade fora do contexto ágil ideal é necessário abolir lições (Para que possamos inserir agilidade em organizações onde as condições ideais para a adoção de métodos ágeis não estão disponíveis é necessário abolir lições aprendidas. Será enfatizada a importância de percebermos o contexto de um projeto para que possamos definir as melhores práticas a aplicar).

50 Min – Thais Dalcin – Management Consultant at Grupo RBS – Implantando a Cultura Ágil em Larga Escala, o Case do Grupo RBS (Esta palestra tem por objetivo mostrar como os valores, princípios e práticas ágeis estão sendo utilizados como base para a implantação de novas diretrizes que impulsionem a gestão de pessoas e projetos para a consolidação de uma cultura de excelência, melhoria contínua e meritocracia).

50 Min – Luiz Parzianello – Grupo RBS – Análise de Negócios e Agilidade (Dentre os doze princípios do Manifesto Ágil, podemos encontrar referências a satisfazer o cliente mediante a entrega contínua e antecipada de software com valor. Esta palestra tem por objetivo mostrar como a Extensão Ágil do BABOK, um trabalho conjunto entre IIBA e Agile Alliance, foi estruturada para tornar a Análise de Negócios uma forte aliada na adoção dos princípios ágeis em ambientes de negócio).

50 Min – Guilherme Elias – Continuous Practices – Hábitos que vieram para ficar – Você sabe responder o quão ágil o seu time é? Qual a eficiência do seu time ao ponto de liberar uma nova funcionalidade em produção no menor tempo possível? Como você mede isso? E a qualidade? Qual a importancia dela neste processo? Desenvolva em seu time o primeiro princípio do manifesto ágil: “Our highest priority is to satisfy the customer through early and continuous delivery of valuable software” … http://agilemanifesto.org/principles.html

50 Min – Camilo Ribeiro – Senior QA Consultant at ThoughtWorks – Boas Práticas em Automação (Um dos fatores de sucesso em projetos ágeis é o teste de software. Uma abordagem TDD pode ser estendida com testes de aceite por toda a aplicação. Nesse contexto testes manuais podem ser lentos e estão longe de ser a prova de falhas. Automação é um conjunto de técnicas, ferramentas e práticas e pode fornecer um feedback rápido ajudando a equipe a focar em novas features enquanto o valor já entregue não é afetado).

50 Min – Rafael PrikladnickiAlejandro Olchik – diretor da AGT/PUCRS e diretor Ionatec – Software Kaizen: um modelo inovador para capacitação de equipes de alto desempenho (Nesta palestra será apresentado o modelo de capacitação Software Kaizen, juntamente com o resultado obtido nas suas primeiras aplicações. O Software Kaizen foi concebido para ser um curso de extensão inovador (ou uma incubadora de times ágeis).

15 Min – Marco Migliavacca – Gerente Executivo no Grupo RBS – Lições de Agile no mundo corporativo (Executivos de grandes organizações que investem em Agile discutiram no Agile Brasil seus sucessos e fracassos).

15 Min – Jorge Audy – Scrum Master no Grupo RBS – Daily Tracking, “eu estou comprometido com” (Criei um quadro que esta sendo chamado de Daily Track, o preenchimento é quase taquigráfico, com ID’s das User Stories e tarefas, reestimativas e previsões. Oportunidade para criar algo novo e proporcionar o máximo de aprendizado a partir de centenas de depoimentos/sprint).

15 Min – Daniel Wildt – sócio e consultor em Trevisan e WildTech – Sustainable pace, songdoros, e treinos físicos – Faz sentido? (Já pensou em assistir uma palestra onde se fala de corridas de 5km, de pomodoro technique, de músicas motivacionais, de ritmo sustentável, eXtreme Programming, musculação e preparação física?).

15 Min – Marcel Peixoto – Systems Architecture Analyst at Pioneer Hi-Bred International Inc – 10.000 – o número do sucesso (O que torna você, eu e todos nós diferente de Bill Gates, Steve Jobs, Bill Joy e até os Beatles? O sucesso é uma combinação de talento, preparação e oportunidade. Estar na hora certa, no local certo é apenas uma das variáveis do sucesso. Ter talento e estar preparado no momento certo é o que faz a diferença).

15 Min – Rafael Prikladnick – diretor da AGT/PUCRS – O GUMA daqui dez anos (Discussão com participantes, oportunidades para os Grupos de Usuários, em especial, qual o futuro do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis do RS?).

Um comentário sobre “GUMA Agile Day – Esta quase na hora!

  1. Pingback: Agile Day Porto Alegre 2012 – Terceira Edição | CodingByExample.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s