Sobre o Agile Brazil 2012, acesse http://www.agilebrazil.com, na opção de menu horizontal “conteúdo” tem links, palestras, blogs com relatos e muito mais.
A seguir, alguns blogs, vídeos anteriores, links, palestras e outros eventos dos palestrantes que palestraram no GUMA Agile Day 2012:
50 Min – KeyNote Klaus Wuestefeld – Objective – Qual é a questão de desenvolvimento de software mais f*d@ enfrentada hoje por sua equipe ? A palestra foi muito interativa, com muitas contribuições e debates com a galera … Muitas situações do nosso dia-a-dia, dificuldades comuns do cotidiano.
- http://klauswuestefeld.blogspot.com.br
- Prevayler: você ainda usa banco de dados ?
- Learning and Coolness – Beyond XP
- Computação Soberana
100 Min – Daniel Wildt – sócio e consultor da Trevisan e WildTech – MVP! MVP! Criando a primeira versão de um produto – Quando estamos criando novos produtos, o grande problema é saber o que colocar em produção. Reflexão sobre a criação de um produto de software e brincar com técnicas e ferramentas que podem ajudar a determinar os primeiros passos.
100 Min – Paulo Caroli – Principal Consultant at ToughtWorks – Kit de atividades para retrospectivas, pois um bom facilitador de retrospectiva deve conhecer várias atividades que podem ser usadas numa retrospectiva.
- Agile retrospective activities
- http://caroli.org
- Quem é a TW
- Agile retrospective activities
- agileretroactivities.blogspot.com
- Entrevista do Caroli com o Martin Fowler
100 Min – Eduardo Peres – Project Management Consultant at DB Server – O Alfabeto perdido de Macondo (O Alfabeto perdido de Macondo é um jogo de estratégia para a aprendizagem de processos ágeis de planejamento de releases e iterações. Os participantes serão organizados em pequenos grupos de trabalho para, de forma lúdica, vivenciarem importantes conceitos como débito técnico, velocidade, qualidade e planejamento adaptativo).
50 Min – Guilherme Lacerda – UniRitter – Coding by eXamPle: Tornando-se um desenvolvedor profissional. Um tutorial com os princípios do Lean Software Development. Exemplos práticos de códigos “sujos” e como estes princípios e práticas “e algumas ferramentas” ajudaram a limpar o código e deixá-lo mais simples).
50 Min – Tiago Silva da Silva – doutorando IME/USP – There’s no magic: esforços para integrar Agile e UX. É indiscutível que Usabilidade/User eXperience tem-se tornado cada vez mais importante no desenvolvimento de produtos, deixando de ser um diferencial e tornando-se requisito básico para um sistema de sucesso.
50 Min – Eduardo Peres e André Koucher Piegas – Sócio e Consultor na DBServer – (Abo)lições aprendidas – Para inserir agilidade em organizações onde condições ideais para adoção de métodos ágeis não estão disponíveis é necessário abolir lições aprendidas. Palestra com intensa interação da platéia.
50 Min – Thais Dalcin – Management Consultant at Grupo RBS – Implantando a Cultura Ágil em Larga Escala, o Case do Grupo RBS. Procurou mostrar como valores, princípios e práticas ágeis estão sendo utilizados como base para a implantação de novas diretrizes que impulsionem a gestão de pessoas e projetos para a consolidação de uma cultura de excelência e melhoria contínua).
50 Min – Luiz Parzianello – Grupo RBS – Análise de Negócios e Agilidade (Dentre os doze princípios do Manifesto Ágil, podemos encontrar referências a satisfazer o cliente mediante a entrega contínua e antecipada de software com valor. Mostrar como a Extensão Ágil do BABOK, um trabalho conjunto entre IIBA e Agile Alliance, foi estruturada para tornar a Análise de Negócios uma forte aliada na adoção dos princípios ágeis em ambientes de negócio).
- Análise de Negocios e Agilidade, Uma Combinação de Sucesso!
- http://parzianello.blogspot.com.br
- http://www.slideshare.net/parzianello
50 Min – Guilherme Elias – Trevisan – Continuous Practices, Hábitos que vieram para ficar. Quão ágil o seu time é? Qual a eficiência do seu time ao ponto de liberar uma nova funcionalidade em produção no menor tempo possível? Como você mede isso? E a qualidade? Qual a importancia dela neste processo? Desenvolva em seu time o 1º princípio do manifesto ágil: “Our highest priority is to satisfy the customer through early and continuous delivery of valuable software” …
- http://www.slideshare.net/GuilhermeElias
- http://codingbyexample.org
- http://guilhermelias.wordpress.com
- http://agilemanifesto.org/principles.html
50 Min – Camilo Ribeiro – Senior QA Consultant at ToughtWorks – Boas Práticas em Automação. Um dos fatores de sucesso em projetos ágeis é o teste de software. Uma abordagem TDD pode ser estendida com testes de aceite por toda a aplicação. Nesse contexto testes manuais podem ser lentos e estão longe de ser a prova de falhas. Automação é um conjunto de técnicas, ferramentas e práticas e pode fornecer um feedback rápido ajudando a equipe a focar em novas features enquanto o valor já entregue não é afetado.
50 Min – Rafael Prikladnicki e Alejandro Olchik – diretor da AGT/PUCRS e diretor ionatec – Software Kaizen: um modelo inovador para capacitação de equipes de alto desempenho. Na palestra será apresentado o modelo de capacitação Software Kaizen, juntamente com o resultado obtido nas suas primeiras aplicações. O Software Kaizen foi concebido para ser um curso de extensão inovador (ou uma germinadora/aceleradora de times ágeis).
15 Min – Marco Migliavacca – Gerente Executivo no Grupo RBS – Lições de Agile no mundo corporativo. Executivos de grandes organizações que investem em Agile discutiram no Agile Brasil seus sucessos e fracassos. A importãncia de envolver cada vez mais os diversos executivos, Business Owners e diretores em eventos e no debate de adoção e continuidade ágil.
15 Min – Jorge Audy – Scrum Master no Grupo RBS – Daily Tracking, “eu estou comprometido com”. Criei um quadro que esta sendo chamado de Daily Track, o preenchimento é quase taquigráfico, com ID’s das tarefas e apropriações. Com foco em gestão pessoal de tempo, agrega dados relevantes e que não ficam claros no Kanban, como quanto cada um esta apropriando a cada dia, alocação em reuniões e exceções, registro e aprendizado a partir do cotidiano.
- https://jorgekotickaudy.wordpress.com
- http://prezi.com/lkgwts1ugawa/daily-tracking/
- Palestra sobre nossa estratégia de adoção (PMI-RS)
- Palestra sobre o livro EXECUÇÃO x princípios ágeis
15 Min – Daniel Wildt – sócio e consultor em Trevisan e WildTech – Sustainable pace, songdoros, e treinos físicos – Faz sentido? (Já pensou em assistir uma palestra onde se fala de corridas de 5km, de pomodoro technique, de músicas motivacionais, de ritmo sustentável, eXtreme Programming, musculação e preparação física?).
15 Min – Marcel Peixoto – Systems Architecture Analyst at Pioneer Hi-Bred International Inc – 10.000 – o número do sucesso (O que torna você, eu e todos nós diferente de Bill Gates, Steve Jobs, Bill Joy e até os Beatles? O sucesso é uma combinação de talento, preparação e oportunidade. Estar na hora certa, no local certo é apenas uma das variáveis do sucesso. Ter talento e estar preparado no momento certo é o que faz a diferença).
15 Min – Rafael Prikladnick – diretor da AGT/PUCRS – O GUMA daqui dez anos. Discussão com participantes, oportunidades para os Grupos de Usuários, em especial, qual o futuro do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis do RS? Foi uma experiência gratificante e logo após o debate tivemos a adesão de dois novos colaboradores junto a coordenação:
- Daniel Wildt – Trevisan e WildTech
- Rafael Prikladnick – AGT/PUCRS
- Guilherme Lacerda – UniRitter
- Eduardo Bobsin – Human Mobile
- Jorge Horácio Audy – Grupo RBS
- Jonatas Saraiva – Terra
- Suzana Cohem Sfoggia – PROCERGS (New)
- Madison Padilha – IPA (New)
Post adicional sugerido – Clique aqui para ler um post com os resumos e relatos de todas as palestras e insights que tive no Agile Brazil 2012 em São Paulo.
