Resumo RBS Dojo-de-Dojos

O que dizer de uma jornada de 5 (cinco) Horas de pura troca, contando com profissionais de muita e de menos experiência, com Coding Dojos, Games ágeis, falando sobre o Nosso novo Jeito de Ser e Fazer no Grupo RBS ?

Entre 9:00 AM e 14:00 PM deste Sábado, dia 10/11/2012, 12 colegas de RBS, um time excepcional, de muita pegada, recebeu 34 profissionais interessados em aprender, trocar e ensinar, conhecer um pouco mais sobre a RBS e candidatar-se a uma vaga na área de produtos digitais da RBS em sua sede no TecnoPUC.

Organização e execução – Eu, Cassio Trindade, Hélio Medeiros, Gabriel Zigolis, Daniela Mota, Debora Moreira, Suien Ellensohn, Magda Veríssimo, Vanessa Frainer, Rodrigo Lungui, André Trevisani, Lincolm Aguiar e Rafael Ruivo.

Teve até sorteio de canecas da RBS, muita comemoração ao final, todos com fome, cansados pela maratona e externando felicidade por ter participado, valeu cada minuto de preparação, correria e dedicação … isso foi consenso, o brilho nos olhos da maioria mostravam que o evento será assunto por vários dias.

A colega Dani Mota é uma fotógrafa de primeira e tirou a foto abaixo e mais algumas de excelente qualidade … clique aqui para ver o álbum de fotos dela.

O feedback foi excelente, com muita coisa legal, uma experiência a ser repetida:

  • 9:00 – Abertura e definição das equipes
  • 9:15 – Distribuição
  • 9:20 – Início primeira rodada
  • 10:45 – Coffee-Break
  • 11:00 – Início segunda rodada
  • 12:15 – Distribuição
  • 12:20 – Início terceira rodada
  • 13:45 – Distribuição
  • 13:50 – Encerramento e feedback
  • 14:10 – Tchau!

Três equipes – Amarela / Verde / Azul (cores dos crachás) – O critério para a divisão da turma de 34 inscritos presentes em equipes deu-se por uma análise de tempo de experiência, tipo de atuação e frameworks de conhecimento.

As colegas do RH, impagáveis, se dividiram de forma a termos uma delas acompanhando cada uma das três equipes em todas as 3 bases, o que permitiu a criação de um vínculo e uma percepção mais próxima de cada participante. Assim, pudemos dar consistência ao acompanhamento das 3 (três) bases montadas, conforme segue:

Base de Coding Dojo de BackEnd – Os colegas Hélio Medeiros e André Trevisani se superaram, com um problema proposto com fundo de cena espacial, com imagens, áudio e um contexto divertido e inusitado, que permitiu uma atividade lúdica e divertida.

Base de Coding Dojo de FrontEnd – Os colegas Gabriel Zigolis e Rodrigo Lungui conduziram um dojo sobre telas do projeto de eleições, algo de conhecimento de todos dada a proximidade do último pleito, gerando muitas oportunidade de aprendizado e análise dos aspectos colaborativos, inovação, práticos e de resultados.

Base de NJSF + Arquitetura de SW + Agile Games – Uma aula do colega Rafael Ruivo, falando sobre os valores, princípios, estratégia e gestão de pessoas no Grupo RBS, seguido de uma explanação de toda a nossa plataforma tecnológica pelos colegas Cássio Trindade e Lincolm Aguiar, encerrando com Agile Games, em especial a Aviões 2.0 dos amigos Flávio Steffens e Rafael Prikladnicki, excelente para aprendizado e percepção do mindset de cada participante, mais colaborativo, coercitivo, líder ou introvertido, …

Ao final, todos os colegas que participaram do evento toparam ficar mais 30 minutos, enquanto as informações e percepções estavam fresquinhas na memória e fizemos uma avaliação de todos os participantes e depois uma retrospectiva do próprio Dojo-de-Dojos …

Temos afinal, uma lista de candidatos que receberão uma ligação nos próximos dias para virem conversar e a marcação da 2ª edição para MARÇO/2013, com uma lista de compras e o desafio de superar esta 1ª edição e fazer algo ainda melhor, mais prazeroso, mais divertido e objetivo.

Como haveria de ser, muito aprendizado em como melhorar, mais tempo para os Dojos, mais consistência para o Coffee-Break, introdução melhor pensada, explicitando melhor as regras e oportunidades que vivenciaremos todos, …

O Cássio batizou os que construiram os Dojos de hoje como “Os Inotáveis”  \o/

3 comentários sobre “Resumo RBS Dojo-de-Dojos

  1. Incrível a oportunidade de trocar conhecimento com colegas da programação na impressionante sede do grupo no TecnoPUC.
    Além de conhecer o ambiente, os princípios e os valores da empresa, voltei para casa certo de que lá existem projetos desafiadores para profissionais qualificados e engajados.

  2. Uma experiência inesquecível e única para profissionais de RH que tornam-se em cada abertura de vaga e condução de processo, especialistas dos mercados que estão recrutando. Agradeço demais a RBS pela oportunidade de fazer parte desse time e aos profissionais que compareceram ao evento!
    Um forte abraço.

  3. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s