Discutimos business, tecnologia, agilidade, … menos ROI

Já escrevi sobre a displicência brasileira tangenciando o assunto ROI, estamos mudando para Agile, discutindo valor para o negócio, features, histórias, mas mesmo assim, a abordagem é sempre abstrata e passional, pouco materializada em números, fatos e projeções.

ROI (return on investment) é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado por uma quantidade de dinheiro investido.

Há uma semana atrás estava debatendo com alguns colegas sobre a importância de termos mais dados sobre as práticas de automação de testes, tal como Jasmine no frontend, Protractor na aplicação, JUnit no backend, Selenium no funcional, etc.

Minha percepção é que só não temos melhores práticas de TDD e automação porque temos poucas informações reais sobre ROI, com investimento e benefícios explícitos, apresentando taxas, percentuais, métricas e indicadores.

O Tiago Totti, arquiteto e colega que tenho como referência em tecnologia, me encaminhou há alguns dias o link de um artigo sobre os benefícios do TDD, quando o desenvolvimento é orientado a testes, de onde partimos para a construção da solução.

Supondo uma hipotética taxa de qualidade em 30%, é um bom ponto de partida para análise do estabelecimento de um software de maior qualidade, menor custo de manutenção, maior velocidade para corretivas e evolutivas, menos riscos e impactos em produção.

Por não termos dados concretos, o que a maioria das equipes fazem é ceder e reclamar, mas quando desafiados a gerar estes números, reclamam em dobro porque são contra métricas e indicadores … não consigo entender, assim cada projeto parece ser o primeiro.

Vale a leitura, uma ótima reflexão sobre métricas e números em determinado contexto, está na hora de criar os números para o seu – investimento (tempo, custo de qualificação do time e senhoridade) x resultado (taxa de erros em produção, resposta a corretivas e evolutivas).

View story at Medium.com

Não concorda? Sua realidade é diferente? Pois é esse meu ponto, faltam números em nossas realidades e só quem pode gerá-los somos nós. Se você tem números sobre custo x benefício de desenvolvimento com qualidade, me manda o link …  \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s