Um jogo muito divertido para demonstrar o trabalho em pair, eu o aplico usando dobraduras com aviões ou barcos de papel, se for uma dobradura mais complexa é só providenciar os esquemas para que debatam e experimentem.
O objetivo é chamar a atenção para o valor de trabalhos pareados, útil para passagem de conhecimento, para definição de padrões, qualidade e excelência, muito utilizado para onboarding (novos colegas), aceleração na mudanças de tecnologia, ferramentas, etc.
Pair não é só para programadores e nem só para programar, útil durante a análise do que deve ser feito, como deve ser feito, na definição sobre a melhor e mais adequada forma conforme objetivos e acordos, uma técnica para desenvolver competências.
Uma opção divertida é baixar esquemas de diferentes aviões de papel, na internet há vários modelos bem legais. Entretanto, o jogo pode ser aplicado usando qualquer tipo de trabalho manual, como nós, empilhamento e lego-lego.
Se for com base em dobraduras, a preparação é simples, providencie folhas de papel e canetinhas coloridas. Ao iniciar estabeleça uma competição pelo melhor avião de papel a ser feito em duplas e explique que será executado usando Pair Programming:
- Cada dupla se abraça com um braço por trás do outro;
- Um com o braço direito livre e outro com o esquerdo;
- O objetivo é fazer um avião com requisitos simples;
- O avião tem seis janelas, porta e vidro frontal;
- Além disso, deve ter o logotipo (nome da dupla);
- O tempo disponível deve ser de dois ou três minutos.
Ao final de tempo para que as duplas “testem” seus aviões, para ver se voam, o que gera uma anarquia de aviões pela sala e um processo divertido de resgate, pois cada dupla deve pegar de volta o seu avião ao final dos testes.
Alerte para que não arremessem o avião antes que o facilitador autorize, assim todos voarão ao mesmo tempo com a atenção devida, mesmo assim peça que todos tomem cuidado com os voos para não acertarem o olho de ninguém … ;o)
PRINCÍPIOS: Um jogo que exige negociação, estratégia e adaptação às limitações de parte a parte, trabalhando em condições que viabilizem a soma de habilidades e sinergia.
DICA: Com frequência as duplas não estão preocupadas com qualidade, requisitos e eles saem todos tortos, descumprindo as exigências, alguns sequer voam.