Jogo Pair Plane

Um jogo muito divertido para demonstrar o trabalho em pair, eu o aplico usando dobraduras com aviões ou barcos de papel, se for uma dobradura mais complexa é só providenciar os esquemas para que debatam e experimentem.

O objetivo é chamar a atenção para o valor de trabalhos pareados, útil para passagem de conhecimento, para definição de padrões, qualidade e excelência, muito utilizado para onboarding (novos colegas), aceleração na mudanças de tecnologia, ferramentas, etc.

Pair não é só para programadores e nem só para programar, útil durante a análise do que deve ser feito, como deve ser feito, na definição sobre a melhor e mais adequada forma conforme objetivos e acordos, uma técnica para desenvolver competências.

Uma opção divertida é baixar esquemas de diferentes aviões de papel, na internet há vários modelos bem legais. Entretanto, o jogo pode ser aplicado usando qualquer tipo de trabalho manual, como nós, empilhamento e lego-lego.

Se for com base em dobraduras, a preparação é simples, providencie folhas de papel e canetinhas coloridas. Ao iniciar estabeleça uma competição pelo melhor avião de papel a ser feito em duplas e explique que será executado usando Pair Programming:

  • Cada dupla se abraça com um braço por trás do outro;
  • Um com o braço direito livre e outro com o esquerdo;
  • O objetivo é fazer um avião com requisitos simples;
  • O avião tem seis janelas, porta e vidro frontal;
  • Além disso, deve ter o logotipo (nome da dupla);
  • O tempo disponível deve ser de dois ou três minutos.

Ao final de tempo para que as duplas “testem” seus aviões, para ver se voam, o que gera uma anarquia de aviões pela sala e um processo divertido de resgate, pois cada dupla deve pegar de volta o seu avião ao final dos testes.

Alerte para que não arremessem o avião antes que o facilitador autorize, assim todos voarão ao mesmo tempo com a atenção devida, mesmo assim peça que todos tomem cuidado com os voos para não acertarem o olho de ninguém …  ;o)

PRINCÍPIOS: Um jogo que exige negociação, estratégia e adaptação às limitações de parte a parte, trabalhando em condições que viabilizem a soma de habilidades e sinergia.

DICA: Com frequência as duplas não estão preocupadas com qualidade, requisitos e eles saem todos tortos, descumprindo as exigências, alguns sequer voam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s