Organizações caórdicas – Dee Hock

Uma organização caórdica, como no conceito de ambidestria organizacional, busca o equilíbrio entre caos e ordem, entre entropia e sinergia, um conceito proposto por Dee Hock, fundador e presidente emérito da associação de cartões de crédito VISA. O livro de Dee Hock “Birth of the chaordic age” é sua história na criação da gigante VISA International, desafiando ideias, status quo, questionando o papel do dinheiro e do dinheiro papel na sociedade. Dee Hock explica como equilibrou ordem e chaos de uma ideia disruptiva que fez história.

Lembra muito a frase que repito para explicar o processo de construção de equipes auto-organizadas, onde afastamos a hierarquia e o controle, permitindo que decidam e experimentem, por vezes dirigindo-se à borda do caos, onde aprendem a auto-organização. O caos e a entropia deve coexistir com a ordem e sinergia, sem que uma predomine sobre a outra, como na proposta de John Kotter para organizações Duais, onde a estrutura formal coexiste com redes, permitindo o caórdico (simbiose entre caos e ordem).

O autor acredita que é papel das organizações terem também um papel social em prol do bem comum e afirma que empresas baseadas em comando-controle que tanto floresceram na revolução industrial focadas apenas em seus resultado financeiro perdem força e visibilidade para empresas caórdicas, que geram força motriz na coletividade. Ao sair da VISA, onde permanece como presidente emérito, criou a Chaordic Alliance, focada em incentivar organizações disruptivas que combinem competitividade e cooperação para lidar com questões sociais críticas.

No modelo de organizações Caórdicas temos o ambiente gerado pela intersecção ORDEM-CONTROLE, responsável pela manutenção do status quo, que existe em prol da continuidade, enquanto na intersecção CAOS-ORDEM, surge o Caórdico, proporcionando a auto-organização, convivendo com o risco e a meta, a inovação e a entrega. Dee Hock nos desafia a sair do status quo e sugere oito passos para criar organizações caórdicas, passos sintetizados cumulativamente e retroalimentados a partir da necessidade até a prática:

  • A NECESSIDADE que nos impele a fazer algo;
  • O PROPÓSITO é a missão que flui da necessidade;
  • Os PRINCÍPIOS de cooperação como trabalharemos;
  • Identificar as PESSOAS que estarão envolvidas;
  • Qual o CONCEITO geral para a organização desejada;
  • Questione e supere CRENÇAS limitantes para ir além;
  • Crie uma ESTRUTURA leve, tanto legal quanto formal;
  • PRATIQUE a sua organização, APRENDA e melhore.

Chris Corrign lançou uma versão revisada sobre a Chaordic Organizations de Dee Hock, a partir da sua experiênia com clientes desde sua iniciação ao tema na comunidade de Art of Hosting em 2004 até 2016. É possível baixar o eBook em http://www.chriscorrigan.com/parkinglot/new-version-of-the-chaordic-stepping-stones

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s