Metáforas, alegorias e pragmatismo

O recurso de metáforas e alegorias tornam o ensino e a aprendizagem mais instigantes, geram maior envolvimento e interesse, proporcionando uma visão mais pragmática do conteúdo.

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações.

Alegoria é uma figura retórica de linguagem, sua expressão transmite um sentido não literal.

Pragmático, relativo a perceber a validade de uma doutrina através de seu bom êxito prático.

Andragogia (aprendizado adulto) e pedagogia (infanto-juvenil) aos poucos convergiram às mesmas bases, uma criança de 3 anos (nativo digital) sabe usar o dedinho e “trocar”, sabe que tem opções.

Na andragogia e pedagogia, ao perceberem valor em um novo conhecimento, os envolvidos tendem a engajar-se na sua aquisição (aprendizado) e retenção, porque veem ganho naquilo.

Ensino e aprendizagem

Sabemos que trata-se de um fenômeno multilateral, de múltiplas direções e sentido, quem ensina, aprende, e ambos tem que ver sentido nesta experiência e no valor que ela gera.

Há múltiplos caminhos e é preciso usar todos, como no escotismo, 110 anos de experiência em envolver atividades educativas de forma divertida, atraente e o mais variada possível.

Por isso, usamos metáforas, alegorias, jogos, dinâmicas, artifícios que despertem e mantenham o interesse, potencializem o aprendizado, sua retenção, seu desenvolvimento.

Metáforas reais, análogas, ficcionais, imaginárias, etc

Na minha disciplina de planejamento e gerenciamento de projetos, na primeira aula uso metáforas com projetos prosaicos, como construir um aquário ou vender o antigo e comprar um carro novo.

Na sequência, segunda aula, para falar de estratégia e tática, negócio e objetivos, temas que subsidiam, contextualizam e garantem projetos de valor, uso o planejamento de carreira como instrumento.

Ao mesmo tempo, abrem-se horizonte sobre o debate e entendimento desde estratégia, planejamento, execução e aperfeiçoamento. Não sobre software, mas sobre si mesmo, mercado, sociedade e futuro.

Durante o semestre usarei dinâmicas e jogos a cada sexta-feira, variando o uso de ferramentas, evoluindo o mesmo whiteboard do Miro, agregando mais e mais informações.

O próximo passo é assíncrono

O desafio que pretendo ir aos poucos experimentando técnicas e dinâmicas é tornar as aulas mais assíncronas, de forma que alunos possam acessar e interagir ainda mais fora de horário.

Não tenho muitos casos de quedas de conexão ou problemas para que alunos acessem as aulas no horário das aulas, mas em alguns contextos isso acontece e me desafiei a fazer alguns experimentos.

Já gravo as narrativas das aulas, via Zoom, que gera em formato MP4 e M4A (podcast), além de oferecer um PDF com o conteúdo didático e vários extras, vídeos e leituras recomendadas.

Já me livrei de restrições inconscientes sobre compartilhamento, hoje incluo no Moodle vídeos de vários canais do Youtube, além de links de artigos e posts interessantes de vários autores sobre o tema.

O uso de material de terceiros abre novas perspectivas, me empenho em incentivar networking, uma forma de já incentivar que sigam e interajam com bons profissionais e empresas.

  • PDF com conteúdo liberado antecipadamente
  • Vídeos gravados com narrativas de aula em MP4
  • O Zoom salva o áudio em M4A (padrão podcast)
  • Manter os whiteboards e exercícios acessíveis
    • Dica: Garantir backups ao final de cada aula
  • Oferecer links adicionais com conteúdo extra
    • Canais de vídeos de profissionais de referência
    • Links de artigos científicos
    • Links de posts em blogs reconhecidos
    • Links de podcasts interessantes
  • Usar ferramentas de Quiz como Kahoot
  • Usar ferramentas de pesquisa como GForms
  • Usar o Trello com tarefas nomeadas assíncronas

Com certeza é possível fazer algo mais que possibilite alunos a aproveitarem nossas aulas online neste período de pandemia aproveitando mais algumas estratégias típicas de aulas EAD.

No EAD tudo é bem diferente, há uma repositório de disciplinas e aulas e os alunos as assistem quando querem, ao final avaliam seu aprendizado, com poucos momentos de trocas e debates, …

Uma grande diferença conosco, professores e alunos de cursos presenciais emergencialmente desafiados à aulas remotas síncronas sem a estrutura dos EAD’s.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s