Conecte.me com Bird in hand (Effectuation – profª Saras)

Compartilhei o método da professora Saras Sarasvathy, o Effectuation, mas lendo um pouco mais, nele há uma abordagem que acopla na minha proposta de Conecte.me (nome foi sugestão da Tati Ximenes), que rodei duas vezes com o CRA-Jovens administradores.

No Conecte.me, propus debater informações sobre quem eu sou (1), o que eu posso ajudar e tenho a oferecer (2) e o que estou buscando ou pode me ajudar (3), uma forma de encontrar pontos que gerem ideias de iniciativas, parcerias, negócios e colaboração entre os participantes.

Além da galera jovem do CRA, já rodei em outras oportunidades em Caxias em um cooworking e a Tati já rodou em dinâmicas de apresentação entre alunos ao visitarem a DB. A ideia sempre é demonstrar o potencial de redes para novas soluções, parcerias ou novos negócios.

No método Effectuation há cinco pilares, Bird In Hand é o primeiro deles, uma referência de que o melhor passo é algo que seja factível, gere valor e seja concretizado o mais breve possível. Para essa percepção, a Profª Saras propõe quatro reflexões como ponto de partida:

  • Quem eu sou? (contexto, formação)
  • O que eu sei fazer? (habilidades, conhecimentos, competências)
  • Quem eu conheço? (alguns contatos e redes em potencial)
  • Quais recursos eu tenho? (diferenciais a minha disposição)

A profª Saras propôs inclusive um workshop “Bird In Hands” de três horas – Apresentação 1:1 sobre um projeto que participou e agregou valor; Relatos 1:N sobre o que considera seus talentos; Conhecimentos e competências almejadas; Debate sobre pontos que os aproximem; Debate 1:N sobre a rede de cada um; Só então debater ações conjuntas.

Conecte.me + Bird In Hand

No próximo Conecte.me usarei as quatro perguntas da profª Saras no lugar de quem sou/o que procuro/oque ofereço. Provavelmente, envie antecipadamente aos inscritos os conceitos e as quatro perguntas do Effectuation como aquecimento para a dinâmica. Cada um deve trazer um pitch de até dois minutos com estas informações.

  • Quem eu sou? 
  • O que eu sei fazer?
  • Quem eu conheço? 
  • Quais recursos eu tenho?
  • Obs: Manterei o “Se preciso de alguém ou algo?”

Compartilho por aqui assim que rodar, mas tenho certeza que este warm up tem tudo a ver com o Conecte.me e vai potencializar em muito para que as pessoas comecem a encontrar oportunidades antes mesmos de se conhecerem melhor …

Girl with birds tattooed on the hand. Freedom concept

Sarasvathy, S (2001): What makes entrepreneurs entrepreneurial. The Darden Graduate School of Business Administration

Sarasvathy, S et. al. (2011): Effectual Entrepreneurship. Routledge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s