Sem cão, caçamos com gato, se não tem Mural ou Miro, tem outros, inclusive Google

Gente querida, vira e mexe alguém reclama que não tem uma conta no Miro nem no Mural para poder fazer o que compartilho e que assinar tem custo … primeiro, contas individuais são bem acessíveis, mas são tempos difíceis, então é preciso desapegar e encarar outras soluções gratuitas, como o Google.

Tudo o que compartilho, com menos glamour e um pouquinho de mais esforço, dá para aplicar e aproveitar usando o pacote eternamente gratuito do Google Drive, uma estratégia que surpreendeu o mundo quando de seu lançamento e que muita gente nova desconhece suas facilidades.

Eu cheguei a usar uma conta free do Miro, mas ela é bem sacana, temos direito a 5 boards, mas por algum motivo desonesto eles com o tempo incluem como sendo meus os boards de pessoas com quem interajo e passam para view-only os meus boards … baita sacanagem! Tem que tomar cuidado com isso …

Igual, entre tantos softwares mais simples, quero compartilhar as opções do Google Drive, o que convenhamos são de domínio público quanto a qualidade padrão Google, colaborativas todas elas, FREE, mesmo assim muita gente desconhece que o pacote tem muito mais que o docs, sheets e slides.

Creio que o Google foi o principal protagonista no botãozinho , mágica virtual em termos de difusão de ferramentas colaborativas de verdade, quase todas tem (o sketchboard não tem o botão, está no menu). Onde várias pessoas podem editar ao mesmo tempo, algo comum hoje em dia.

Não vou falar dos pioneiros do pacote Google na concorrência com o MS-OFFICE:

  • GOOGLE DOCS é o Word do Google;
  • GOOGLE SHEETS é o Excel do Google ;
  • GOOGLE SLIDES é o power point do Google;

Também não vou falar do GOOGLE FORMS, uma ferramenta que já muito utilizei para pesquisas (surveys), consultas abertas e fechadas, dezenas de meus workshops tiveram suas inscrições através dele, enquetes mais complexas, essas coisas. É bem legal, simples e eficiente, como tudo do Google.

A partir daqui temos as quatro ferramentas acessíveis pelo Google Drive que quero citar com mais atenção, o Drawings, Conceptboard, Jamboard e Sketchboard. Ao criar os arquivos, eles já ficam salvos na nuvem em sua conta, podendo ser compartilhados da forma que preciso, para leitura ou edição.

1. DRAWINGS

Além dos recursos de desenho, alguns poucos templates, elementos gráficos, a direita tem integração com uma LISTA DE TAREFAS, uma lista de NOTAS e uma lista de datas marcos (CALENDÁRIO). Claro que permite incluir imagens, tabelas, gráficos, diagramas, ícones, essas coisas básicas … tudo online e colaborativo:

2. CONCEPTBOARD

O conceptboard se aproxima de muitas características do Miro, inclusive com muitos templates de mercado, canvas, diagramas e modelos, permite criar seções, tem postits, embed de áudio e vídeo, upload de arquivos, etc. É só uma questão de se acostumar com ele, é gratuito, padrão Google:

3. JAMBOARD

É um quadro branco bem simples, o melhor é se temos uma caneta digital ou uma tela sensível ao toque, mas ele tem todos os recursos básicos para um quadro branco básico – texto, imagens, postits e elementos gráficos … além da caneta, que com o mouse fica meio kids, mas cumpre o prometido:

4. SKETCHBOARD

Este é o fora de padrão do botão SHARE, você acha o recurso lá no canto esquerdo inferior no ícone de menu, o que é estranho, mas de resto é uma ferramenta típica de sketch, de diagramação, tem uma biblioteca de desenhos bem simples mas com um pouco de criatividade dá para fazer o básico sempre:

Hoje em dia não dá mais para ficar sonhando com o que não tem, porque sempre terá algo a mão, nem sempre é o mesmo, as vezes dá um pouco mais de trabalho, mas não dá para ficar parado … é arregaçar as mangas e tocar o barco  \o/

Para descontrair, da uma olhada nesse monitor touch do Google 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s