Pais & Filhos – Usando o Miro para uma oficina de criação de histórias (27/11/21)

Em breve vou reorganizar e compartilhar todo o material do jogo Pais & Filhos, mesmo sendo uma primeira edição, deu tão certo que quero muito compartilhar com todos que quiserem rodar em suas famílias, coleguinhas, empresas … foi muito divertido.

O início foi um tanto curioso, pois iniciamos na plataforma do evento e por precisarmos de breakout rooms para formar os grupos, fomos para o Zoom. Entorno de 50 pessoas iniciaram e após uma introdução e um exercício Miro para aprender o básico, rolou o jogo.

Foi um grande prazer receber após a oficina alguns vídeos com feedbacks de crianças como o Pedro, a Bibi, a Flôr e outros que participaram e curtiram muito. O convite foi da Débora Zavistanicius Zapata, uma grande profissional com um coração maior que o mundo.

Os cenários eram seis, pensados pela Luisinha para darem um boa amplitude de opções, inclusive de continuidade, dois espaciais e dois na praia, estes os mais queridos pela meninada, apesar de uma das história ter-se passado em “Nova York”:

Além dos cenários, a Luisinha desenvolveu um grupo de personagens, muitos deles com diferentes estados de humor – feliz, sério ou brabo. Algo que foi percebido e explorado por algumas das crianças. Os personagens espaciais, o dinossauro e os aquáticos foram os preferidos:

E os objetos, uma centena deles com boas possibilidades de criação, o que gerou muitas versões e histórias na selva, cidade e espaciais:

Tivemos muitas crianças participando, mas também profissionais que se interessaram em participar, conhecer e provavelmente replicar em breve, quando eu conseguir fechar, criar um arquivo para upload no Miro e instruções fáceis para replicação:

Curiosidade: O mini-curso Miro era para ser prévio ao dia, tinha vídeo, Miro especial para treinar e assim, facilitar a interação dos pais com a ferramenta no dia. Adesão ao mini-curso foi ZERO, mesmo assim conseguimos fazê-lo rapidamente e depois ir para o zoom e para o jogo.

As histórias foram construídas por seis times com entorno de quatro a cinco conexões em cada, algumas conexões eram uma pessoa, mas várias tinham pais, mães e um ou dois filhos:

O vídeo de divulgação também foi obra da Luisinha, feito de forma improvisada, na parede do quarto dela, a mim como narrador e com todas as limitações de iluminação e áudio, além de eu explicitamente estar lendo um cartaz atras dela fazendo o papel de prompter. Ela editou, animou e colocou trilha sonora …

Além de um vídeo instrucional convidando aos papais e mamães interessadas a realizarem um exercício para se acostumarem com o Miro e assim aproveitarem mais e melhor o tempo da nossa oficina. Mas, de tudo, o ponto alto foram os últimos 20 minutos com a meninada contando as suas histórias uns para os outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s