A psicologia positiva (PP) enfatiza a influência do que há de bom na vida de uma pessoa, como caráter, otimismo e pensamentos construtivos. Esta teoria é baseada na crença de que a felicidade é derivada de fatores emocionais e mentais, não apenas de momentos ou fatos.
O psicólogo Martin Elias Pete Seligman é considerado o pai da da PP, enquanto Presidente da American Psychological Association (APA) em 1998. Outro nome de destaque é um velho conhecido nosso, Mihaly Csikszentmihalyi, autor do livro Flow.

Eles dizem que a felicidade é alcançada por meio da emoção positiva, do engajamento e do significado. Esses 3 elementos fazem referências a 3 tipos de vida – a vida prazerosa com emoções positivas, uma vida engajada ou em fluxo (flow) e vida significativa com sentido.
“A crença de que existem maneiras rápidas de alcançar felicidade, alegria, entusiasmo, conforto e encantamento, em vez de conquistar esses sentimentos pelo exercício de forças e virtudes pessoais, cria legiões de pessoas que, em meio a grande riqueza, definham espiritualmente. Emoção positiva desligada do exercício do caráter leva ao vazio, à inverdade, à depressão e, à medida que envelhecemos, à corrosão de toda realização que buscamos até o último dia de vida.” – Seligman, 2010
A psicologia remonta à Grécia antiga, preocupada em estudar e identificar desvios ou patologias mentais. A PP propõe uma vertente focada nos elementos que podem trazer felicidade às pessoas, não busca e cura de uma doença, mas na identificação e reforço do bem-estar.
Fundamentos
O principal objetivo da PP é encorajar as pessoas a descobrir e nutrir seus pontos fortes de caráter, em vez de canalizar seus esforços para corrigir deficiências. Em outras palavras, mudar uma perspectiva negativa para uma visão otimista para melhorar a sua qualidade de vida.
A PP enfoca experiências felicidade, alegria, inspiração e amor, estados e características como gratidão, resiliência e compaixão, e tem três preocupações centrais: experiências positivas, características individuais positivas e instituições positivas.
Um benefício é o aumento na auto-estima, melhores relacionamentos e uma visão mais ampla da vida. Pesquisas no campo da psicologia positiva descobriram que a gratidão, a conexão social e a bondade são importantes para ter uma vida melhor.
Maneiras de usar a psicologia positiva em sua vida cotidiana
- Crie um diário de gratidão com fotos virtuais de bons momentos;
- Oração ou elevar o pensamento à algo maior e mais profundo;
- Seja voluntário, retribua à sua comunidade com ações e dedicação;
- Escreva uma nota de agradecimento, reconheça o bom nos outros;
- Passe algum tempo na natureza e aprecie suas maravilhas e beleza.
PERMA (Florescer)
Após o livro Felicidade Autêntica, um estudo sobre a felicidade, Seligman publicou Florescer (Flourish: a visionary new understanding of happiness and well-being, 2011), onde repensa sua abordagem, substituindo a felicidade pelo bem-estar.
O novo modelo é representado didaticamente pelo acrônimo PERMA
- P – Positive emotion (Emoção positiva)
- E – Engagement (Engajamento)
- R – Relationships (Relacionamentos)
- M – Meaning (Significado)
- A – Accomplishment (Realização)
Referências
Seligman, Martin. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Seligman, Martin. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
Csikszentmihalyi, Mihaly. Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade. Rio de Janeiro, Objetiva, 2020.
