PP – Psicologia Positiva (Seligman)

A psicologia positiva (PP) enfatiza a influência do que há de bom na vida de uma pessoa, como caráter, otimismo e pensamentos construtivos. Esta teoria é baseada na crença de que a felicidade é derivada de fatores emocionais e mentais, não apenas de momentos ou fatos.

O psicólogo Martin Elias Pete Seligman é considerado o pai da da PP, enquanto Presidente da American Psychological Association (APA) em 1998. Outro nome de destaque é um velho conhecido nosso, Mihaly Csikszentmihalyi, autor do livro Flow. 

Martin Seligman quote: The aim of Positive Psychology is to catalyze a  change...

Eles dizem que a felicidade é alcançada por meio da emoção positiva, do engajamento e do significado. Esses 3 elementos fazem referências a 3 tipos de vida – a vida prazerosa com emoções positivas, uma vida engajada ou em fluxo (flow) e vida significativa com sentido.

“A crença de que existem maneiras rápidas de alcançar felicidade, alegria, entusiasmo, conforto e encantamento, em vez de conquistar esses sentimentos pelo exercício de forças e virtudes pessoais, cria legiões de pessoas que, em meio a grande riqueza, definham espiritualmente. Emoção positiva desligada do exercício do caráter leva ao vazio, à inverdade, à depressão e, à medida que envelhecemos, à corrosão de toda realização que buscamos até o último dia de vida.” – Seligman, 2010

A psicologia remonta à Grécia antiga, preocupada em estudar e identificar desvios ou patologias mentais. A PP propõe uma vertente focada nos elementos que podem trazer felicidade às pessoas, não busca e cura de uma doença, mas na identificação e reforço do bem-estar.

Fundamentos

O principal objetivo da PP é encorajar as pessoas a descobrir e nutrir seus pontos fortes de caráter, em vez de canalizar seus esforços para corrigir deficiências. Em outras palavras, mudar uma perspectiva negativa para uma visão otimista para melhorar a sua qualidade de vida.

A PP enfoca experiências felicidade, alegria, inspiração e amor, estados e características como gratidão, resiliência e compaixão, e tem três preocupações centrais: experiências positivas, características individuais positivas e instituições positivas.

Um benefício é o aumento na auto-estima, melhores relacionamentos e uma visão mais ampla da vida. Pesquisas no campo da psicologia positiva descobriram que a gratidão, a conexão social e a bondade são importantes para ter uma vida melhor.

Maneiras de usar a psicologia positiva em sua vida cotidiana

  1. Crie um diário de gratidão com fotos virtuais de bons momentos;
  2. Oração ou elevar o pensamento à algo maior e mais profundo;
  3. Seja voluntário, retribua à sua comunidade com ações e dedicação;
  4. Escreva uma nota de agradecimento, reconheça o bom nos outros;
  5. Passe algum tempo na natureza e aprecie suas maravilhas e beleza.

PERMA (Florescer)

Após o livro Felicidade Autêntica, um estudo sobre a felicidade, Seligman publicou Florescer (Flourish: a visionary new understanding of happiness and well-being, 2011), onde repensa sua abordagem, substituindo a felicidade pelo bem-estar.

O novo modelo é representado didaticamente pelo acrônimo PERMA

  • P – Positive emotion (Emoção positiva)
  • E – Engagement (Engajamento)
  • R – Relationships (Relacionamentos)
  • M – Meaning (Significado)
  • A – Accomplishment (Realização)
Teoria da felicidade- PERMA

Referências

Seligman, Martin. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

Seligman, Martin. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Csikszentmihalyi, Mihaly. Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade. Rio de Janeiro, Objetiva, 2020.

https://www.epinsight.com/post/flourishing-in-stressful-times-ideas-for-self-care-using-perma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s