Resumo da 1ª edição da South Summit em Porto Alegre, RS, Brasil

Nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2022 aconteceu aqui em Porto Alegre o South Summit, a primeira de três edições já confirmadas, ainda sujeito a mais duas a confirmar. O quórum foi de mais de 20 mil participantes, envolvendo pessoas de mais de 50 países que realizaram pelo app do evento quase 50 mil interações, números nos mesmos patamares aos realizados em Madrid.

O cais do porto de Porto Alegre e seus galpões a beira do rio Guaíba foi um diferencial que emoldurou o evento. Um local tombado pelo patrimônio histórico que emoldurou esta primeira edição e já está confirmado para as próximas. Nesta, foram utilizados três dos galpões, o que deve aumentar para 2023 e 2024.

O evento oferecia sete temáticas com palestras e painéis – vestuário e alimentação, agro e saúde, inovação, sustentabilidade, finanças, indústria 5.0 e sociedade – distribuídas em diversos palcos ao longo dos três galpões disponíveis. Uma grande parceria entre a promotora, o município, o estado e empresas apoiadoras gerou números imprevistos de início.

Além dos galpões do porto, containers de patrocinadores, estruturas temporárias para banheiros ou food trucks e até o barco Cisne Branco configurado como Business Lounge, espaço liberado para aqueles que adquiriram as inscrições business e executive. Empresas como Lojas Renner, Panvel, Grupo RBS ganhavam destaque na área externa, bem como Randon, Gerdau e uma espaçosa área de governo.

Tech Road – As cidades de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Caxias do Sul e Porto Alegre formaram uma rede de cooperação mútua que interligam os estados da região Sul. Um programa destinado a potencializar o cenário de inovação e empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento já bastante ativo nestas cidades, em especial nas capitais.

Na esteira do South Summit, a região Sul terá ainda este ano em agosto a Startup Summit em Florianópolis e o Floripa Conecta. No ano que vem, em 2023 teremos em Curitiba um evento sobre Smart City em março, seguido da nova edição do South aqui em Porto Alegre. Tudo isso contando com um compromisso de desenvolvimento e formação profissionais no campo da tecnologia para atender uma macroregião já afeita a inovação e startups.

Obs: este ano teremos o Web Summit RJ – https://websummit.com/rio/flash-sale

No South Summit tivemos uma variada gama de segmentos representados em suas trilhas – vestuário e alimentação, agro e saúde, inovação, sustentabilidade, finanças, indústria 5.0 e sociedade – mas que na prática estendeu-se por uma grande riqueza de assuntos afeitos a tecnologia em geral, soluções inovadoras e ESG (ambiente, social e governança) com presença marcante de estado, empresas, universidades e terceiro setor.

  • 20.000 pessoas participantes
  • 1.000 startups inscritas na competição
  • 2.500 meetings com os finalistas
  • 8.500 empresas e 3.300 startups
  • +50 países e 500 investidores
  • 500 speakers (50 internacionais)
  • 3500 trabalhadores diretos e indiretos

COMPETIÇÃO DE STARTUPS – Mais de 1.000 startups inscritas na competição, 45% brasileiras e 55% de outros países. Às startups foi oferecido um pacote de oportunidades especial. Quarenta startups apresentaram-se aos jurados das cinco áreas, que selecionaram 10 e premiaram 5 – quatro brasileiras, com três gaúchas, mais uma espanhola – YoursBank como grande vencedora, Pix Force a mais inovadora, Aprix em melhor time, Solubio mais sustentável e Genially, espanhola.

  1. Apresente seu Pitch
  2. Networking
  3. Demo Booth (desconto marketplace)
  4. Tickets (3 ingressos)
  5. Mentoria (masterclass)
  6. Books (Investor & Corp Book)
  7. Cobertura da Mídia

Oportunidades para o próximo ano:

  • Não colocar palcos junto ao marketplace, isso dificulta o acesso e o ruído dificulta a atenção;
  • Usar um maior número de galpões para diminuir uma excessiva concentração por m2;
  • Oferecer mais opções de alimentação, talvez uma praça de food trucks em um dos galpões;
  • Toldo cobrindo a área externa como tínhamos na feira do livro quando ali era a área infantil;
  • Os palcos pequenos, como o demo e o corner, são ficção frente a um quórum de 20k;
  • O marketplace ficou muito apertado, com a maioria dos stands muito pequenos;
  • Mais uma área de banheiros para distribuir melhor a inevitável demanda.

https://www.southsummitbrasil.com/

Eu conheço dezenas de pessoas que contraíram covid na South Summit. Eram 20 mil pessoas e mesmo assim, a quase totalidade sem máscara. Eu estava de máscara o tempo todo e muita gente questionou, até tiraram sarro por eu ser um dos únicos. A cada dia fico sabendo de mais gente que está em casa com covid, sintomas leves, dores e garganta, em repouso e se medicando. Esta quase acabando, mas ainda não acabou, vamos nos cuidar mais um pouco, afinal, há novas cepas e pontos de atenção pelo mundo.

1 comentário

  1. realmente um evento maravilhoso outra oportunidade seria o sinal wifi internet estava complicado em alguns momentos mas no geral um mega evento e um grande aprendizado

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s