Gartner – habilidades para o Agile

Segundo estudo do Gartner, estas habilidades são essenciais para a prática de metodologias ágeis – https://www.gartner.com/en/articles/12-essential-skills-for-agile-developers

  1. Scrum é a estrutura Agile dominante, fornecendo uma abordagem iterativa e incremental para resolver problemas complexos. Pequenas equipes colaborativas normalmente entregam trabalho em iterações curtas ( sprints ) de cerca de duas semanas.
  2. Kanban é um método para visualizar, gerenciar e melhorar continuamente a capacidade de um processo de entregar um serviço. É um sistema de fluxo de entrega baseado em puxar que expõe restrições, cria fluxo limitando a quantidade de trabalho em andamento e sinaliza quando a capacidade está disponível para iniciar um novo trabalho.
  3. Métricas – Equipes de desenvolvimento de aplicativos bem-sucedidas medem e analisam objetivamente seus processos de desenvolvimento de software. As métricas fornecem feedback acionável para orientar as equipes ágeis e permitir melhores conversas com as partes interessadas.
  4. Histórias de usuários no desenvolvimento ágil mudam o foco de escrever requisitos para atender às necessidades do cliente. Uma história de usuário contém uma breve descrição de um recurso da perspectiva da função que deseja o novo recurso, geralmente no formato: “Como …….. , desejo …….. para que ………”.
  5. Foco no cliente – O desenvolvimento de produtos deve se tornar centrado no cliente , com os desenvolvedores se aproximando de seus clientes, entendendo suas necessidades e validando o sucesso por meio de feedback acionável. Aprenda a ter empatia com os clientes usando personas de usuário, mapeamento de jornada do cliente, entrevistas detalhadas e testes de usabilidade.
  6. Teste primeiro – As práticas de testar primeiro, como desenvolvimento orientado a teste e orientado a comportamento, garantem que os desenvolvedores de aplicativos construam o software certo na primeira vez. Com os benefícios adicionais de reutilização de validação e documentação, criar testes antes de escrever o código fornece um valor excepcional ao processo de desenvolvimento.
  7. Aprendizado contínuo – Um princípio fundamental da agilidade é que os profissionais estejam abertos para aprender novas habilidades, não apenas de projeto para projeto, mas também como parte de um processo de aprendizagem ao longo da vida . Esperar que um “especialista” execute uma etapa crítica do projeto impede a agilidade da equipe. Equipes polivalentes resolvem problemas e alcançam objetivos mais rapidamente.

Habilidades de valor agregado

  1. Desenvolvimento colaborativo – mais de um membro da equipe trabalha em um único recurso ou aplicativo a qualquer momento. Isso pode beneficiar as equipes, fornecendo um mecanismo integrado para revisão de código, reduzindo o tempo do ciclo de desenvolvimento e ampliando os conjuntos de habilidades à medida que os colegas de equipe aprendem uns com os outros.
  2. Propriedade e colaboração – Estilo de trabalho, atitude e interações com os outros impactam o sucesso tanto quanto qualquer habilidade técnica ou profissional. Equipes pequenas, autodirigidas e autônomas que colaboram para construir soluções só têm sucesso quando todos os membros da equipe se comprometem com um conjunto de valores compartilhados, como foco, coragem, abertura, comprometimento e respeito.
  3. Arquitetura ágil – Abordagens tradicionais para arquitetura de software não suportam um ciclo de vida de desenvolvimento Agile. Aplicações monolíticas inflexíveis , complexidade arquitetônica e equipes de desenvolvimento de carga de dívida técnica impedem a agilidade e frustram os usuários. As arquiteturas baseadas em componentes fornecem maior agilidade de desenvolvimento, maior flexibilidade de implantação e mais escalabilidade de processo.

Habilidades especializadas/emergentes

  1. Gerenciamento ágil de banco de dados – As equipes ágeis descobrem rapidamente que as alterações no banco de dados se tornam uma restrição que limita a velocidade. Para aumentar a velocidade de entrega, cultive habilidades de gerenciamento de banco de dados para se tornar mais autossuficiente e reduzir a dependência de administradores de banco de dados.
  2. Escalando Agile – Expandir o sucesso validado dos pilotos ágeis para a empresa em geral é desafiador e recompensador para as organizações. As práticas ágeis não apenas beneficiarão outras equipes de desenvolvimento, mas também infraestrutura e operações , arquitetura corporativa e segurança, reduzindo riscos, melhorando os resultados de negócios e aumentando a previsibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s