Lideranças do futuro

Treinar lideranças em Agile é crucial para que elas compreendam e apoiem a transformação cultural, de processos e de mindset que o Agile exige. A liderança desempenha um papel central no sucesso da adoção do Agile, pois influencia diretamente a forma como as equipes trabalham, se adaptam às mudanças e priorizam a entrega de valor.

Após um overview sobre o papel dos líderes em organizações ágeis, apresentei e exercitei o conceito de jornada para o mapeamento do trabalho, de forma que cada equipe construa a seu tempo o passo-a-passo de seu dia-a-dia, enriquecendo-o com informações qualitativas e quantitativas. Em especial, desafios e insights.

A técnica de mapeamento de jornada é uma alternativa fácil e eficaz para o debate e construção da forma como trabalhamos hoje, insights e como queremos trabalhar, levando em consideração o que, como e onde podemos melhorar. É inspirado no conceito do desenho de jornada atual e ideal do design thinking e não exige qualquer treinamento ou conhecimento sobre notações.

O workshop é muito objetivo, separando os participantes em grupos, de forma que se apresentem e escolham um como exercício. Uma vez escolhido, preenchem o Role Model Canvas da equipe, escolhem um fluxo de trabalho e juntos constroem da melhor forma possível uma jornada focando na identificação de oportunidades de melhoria, brainstorming e possibilidades.

O exercício mostra que com uma folha de flipchart em branco ou um quadro o Miro, mais postits e engajamento, é possível mapear jornadas e aprimorá-las sem qualquer necessidade de treinamento ou prepração. Cada grupo usa tamanhos e cores de postits a seu critério e todos chegam a bons insights para melhorias a partir da interação e colaboração.

Deixe um comentário