Nos últimos anos consolidou-se a necessidade de se garantir um entendimento mínimo necessário sobre uma necessidade (produto ou serviço) antes de iniciar uma sessão de planejamento para desenvolvimento de software, usualmente em técnica conhecida como Inception.
Nem sempre reunir um grupo de pessoas, com especialistas de negócios e time de tecnologia, viabiliza um bom planejamento. Muitas vezes é preciso realizar alguns mapeamentos prévios com o objetivo de entender melhor o contexto e necessidades envolvidas.
O objetivo deste trabalho prévio é evitar que se reúna muitas pessoas para discutir e mapear informações que melhor seriam trabalhadas em pequenos grupos especializados e só depois compartilhar e debater suas conclusões com um grande grupo para planejamento.
Esta premissa muitas vezes é ignorada e o ônus é um planejamento frágil ou incompleto a partir de suas premissas e domínios limitados. Em diferentes contextos, uma simples reunião esclarece esta realidade e impõe um trabalho prévio ao planejamento que pode variar em suas técnicas :
- Entrevistas com determinadas profissionais e especialistas;
- Grupos focais para buscar algum consenso de necessidades;
- Mapeamento de funcionalidades de sistemas existentes;
- Identificação de personas e desenho de jornadas;
- Benchmarking sobre soluções análogas;
- Pesquisas de opinião;
- Etc.
O modelo de combinação do Gartner é um bom exemplo, onde vemos a simbiose entre Design Thinking, Lean Startup, Lean UX e Agile. Desta forma, muitas vezes, para definir e planejar um MVP ou Release é preciso dedicar antes um tempo para Entendimento Mínimo.
As vezes constrói-se uma mística entorno da efetividade de reunir 20 ou 30 pessoas em uma sala para realizar um planejamento, posto que o custo de algo assim por vários dias é alto e mesmo assim diferentes entendimentos, decisões e respostas podem fugir a esta representatividade.
Uma Inception pode receber como entrada o resultado destes estudos prévios, acelerando todo o processo. Mitigando riscos e garantindo um resultado o mais consistente e alinhado possível a real necessidade do negócio, disseminando este conhecimento a todos os envolvidos.
Nem sempre é necessário, é preciso aprender com as características de cada cliente, negócio e produto, de forma a perceber a necessidade de antecipar certos levantamentos e discussões, mapeamentos e estudos.
Quando necessário, pode ser planejado com o cliente sob facilitação de profissionais de Design Thinking ou Agile. Normalmente acontece na(s) semana(s) anterior(es) a realização de uma Inception … pode consumir horas, dias ou semanas e mesmo assim será uma redução de custo.

