Método Tradicional x Ágil

Qual é mesmo a diferença entre o método Tradicional e Ágil

Existe uma analogia primorosa sobre o que é agilidade, comparando a construção de um prédio em método tradicional e em “método ágil”, nele podemos perceber a natureza da abordagem tradicional waterfall e de modelos ágeis.

Devido ao nome do método ser “ágil”, esta identificação pode ser enganosa para os inexperientes, pois agilidade não é uma alusão a rapidez com que as coisas são construidas, mas sim a velocidade com que antecipamos a validação de nossos pressupostos, da confirmação de pontos de atenção e principalmente o entendimento e entrega antecipada e iterativa daquilo que tem mais valor.

1º. A construção tradicional levanta as colunas e vigas, as lajes, sobem até o último andar, depois fazem as paredes, dutos, eletricidade, hidráulica … de cima a baixo, como em ondas, o mais rápido que podem. O foco deles é fazer tudo o mais rápido possível, com o menor custo e menor desperdício possível de material, enormemente baseado no ganho de escala. Só temos especialistas, cada um sabe exatamente o que fazer.

Termina em 18 meses, mas não haveria foco no real objetivo do negócio, pois o foco esta na construção o mais rápida possível, com menor custo viável.

2º. A construção em modelo ágil, quase interrompe no terceiro mês para montar o apartamento decorado no terceiro andar, completo, com refinada decoração, preparação de parte do hall e início de várias das áreas comuns como piscina, quadra, gazebo, salão e um pequeno jardim e detalhes aparentes no caminho que será percorrido pelos prospects e clientes, deixando visível o potencial do empreendimento.

Termina em 20 meses, 2 meses a mais, mas o objetivo real é entendido, não é construir rápido, é oferecer algo diferenciado ao mercado, não é apenas vender apartamentos, mas vender o sonho do melhor local para viver, é mostrar valor agregado, ampliando a imagem coletiva da construtora como criadora de espaços únicos. Em especial, através da entrega antecipada de um apartamento real, decorado, permitir a própria empresa e ao seu público interagir com ele e tirar suas dúvidas, entender, antecipar melhorias, propôr extras.

Porque ??? O que interessa não é o tempo da conclusão da obra, mas o real atingimento do melhor resultado em função do objetivo do projeto ou do negócio, que é “vender o apartamento dos sonhos!”, não é construir, mas vendê-los bem, satisfazendo seus clientes, superando metas e aspirações.

Mesmo dificultando tudo a partir do terceiro mês, os interessados podem entrar, podem ver na sua frente o apartamento de seus sonhos. Pode sentar no sofá, pode reclamar que a cozinha é pequena e que ficaria melhor com uma cozinha americana, etc …

Pois bem, o manifesto ágil fala em entrega antecipada de valor, de forma iterativa, entendendo e satisfazendo seu cliente, com qualidade, corrigindo erros o quanto antes, etc etc etc … isso tudo fica mais fácil com o decorado e com certeza absoluta teremos mais apartamentos vendidos ao final do primeiro semestre, ano e obra …

Isso é agilidade, transformar as percepções em fatos, perceber problemas antecipadamente, agregar valor, garantir os resultados e muito mais …

4 comentários sobre “Método Tradicional x Ágil

    • Legal, obrigado pelo incentivo, esta instância é de pura experimentação, pretendo começar a filmar os workshops, dinâmicas e simulações de timeboxes e publicar … o foco é na prática e experiência com didático … mas, tem um tempo para começar a acertar a mão nos textos … toda sugestão e colaboração é bem-vinda 🙂

  1. Excelente analogia! Que saudade dessa galera!

    Pelo visto vocês continuam aprendendo, correndo atrás do método e – o mais importante – praticando-o.

    Um grande abraço e até mais!

  2. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s