Redes Sociais e agilidade

Novas redes sociais estão se multiplicando, consolidando novos conceitos, integradas a dispositivos mobile com GeoLocalização, se as maiores redes atuais pressupõem esposição através de fotos, relatos pessoais, opinião, vídeo … as novas ampliam o conceito de mobilidade, interação e rastreabilidade, quase um personal bigbrother.

Tenho quase 50 anos, em 1982 perfurei cartão em IBM e Burrowghs, programei profissionalmeente em PL/I e Cobol no mainframe IBM 4081, depois passei pelo Apple II, ED 281 e 381, PC 8086 e todos os sucessores,  programando Basic, DBASE II, III, Clipper, ZIM, ToolBook, VB6, SQL e ASP.

Digo isto, para esclarecer que não dá para ficar parado, na nossa área quem estaciona cria limo, redes sociais são um desafio a ser assimilado e tem tudo a ver com agilidade, o que tem valor ou não, onde vale a pena desperdiçar tempo e energia … além das redes, existem blogs, micro-blogs, video-blogs, audio-blogs, tem de tudo para todos os gostos :

Na minha opinião, cada rede tem um objetivo, usar o twitter como se fosse o Facebook ou o FaceBook como se fosse o Orkut … Na minha opinião, voce esta fazendo isso errado ! Pior, se você posta compulsivamente, ávido por retwittar e compartilhar toda auto-ajuda ou conteúdo duvidoso que encontrar, vou dizer uma frase que vem dos métodos ágeis – “Menos é mais!”.

Se o importante para voce é quantidade, as pessoas que te lêem jamais saberão qual daqueles 2o post diários, “trocentos” posts mensais tem algo de útil ou reflete verdadeiramente o que voce pensa … mas, se a idéia é essa mesmo e sua tribo não se incomoda, vá adiante e seja feliz. Por exemplo:

Orkut – Nunca gostei, era trabalhoso, era pouco interativo, tinha muito lixo, muito perfil fantasma, usei muito pouco e matei o meu perfil na campanha que divulgaram na web em 2010, não me lembro bem o dia, mas fui lá e fechei.

Facebook – Acesso muito, mas a cada dia tem mais lixo, em 2011 tomei a decisão de desubscrever qualquer um que poste textos agressivos ou destemperados. Os recursos de grupos e páginas são ótimos, rapidamente matei todos os meus grupos no Yahoo, uso muito para trabalho, escotismo e amigos.

Twitter – Considero como uma agenda de extremo valor, entro várias vezes ao dia, sigo menos de 40 pessoas e entidades, o meu objetivo é saber datas de eventos, dicas de cursos, assuntos de trabalho e escoteiros, quando alguém começa a narrar o seu dia-a-dia, tiro fora (saindo de casa, chegando no trabalho, vou no bnheiro, …).

Foursquare – O Foursquare permite que você crie uma rede de amigos, com quem você pode compartilhar seus check-ins. Dessa forma você pode fazer um esforço para encontrá-los caso você esteja por perto. Nas configurações da sua conta você pode escolher avisar seus amigos pelo twitter e facebook quando fizer um check-in.

Forecast – Forecast não pergunta o que você gosta ou o que você fez, ele quer saber o que você planeja fazer. Se for pensar, ele meio que funciona como uma agenda, mas neste caso você pode convidar os seus amigos, que podem confirma a participação. Tipo um Foursquare do dia seguinte.

Pinterest e Fancy– Se trata de uma rede que você marca os assuntos do seu interesse em murais, através de fotos, o nome vem daí, Pin (marcar) + Interest (interesse) = Pinterest (marcação de coisas interessantes). Para quem é ético e gosta de navegar e baixar imagens legais, para uso ou para guardar, assim fica tudo lá no Pinterest, a imagem, com o texto e o link de origem. O “Fancy” (curtir) ainda permite links de aquisição, caso o produto esteja a venda.

Gogobot – O Gogobot é um tipo de Pinterest de viagens, através do qual você pode escolher destinos, planejar viagens, pedir dicas para seus amigos e compartilhar suas aventuras.

Path – Um aplicativo que serve como diário de percurso por meio do qual você pode compartilhar fotos, músicas, viagens e se comunicar com amigos e familiares. O seu “path” (caminho em inglês) pode ser compartilhado diretamente no Facebook, Twitter e Tumblr.

Highlight , Sonar , Banjo e Glancee – Serviços que alertam quando um outro usuário da rede está por perto. O aplicativo possui um GPS integrado que fica ligado o dia todo, o Sonar varre outras redes em busca de pessoas na região com interesses similares aos seus, o Banjo rastreia todos os seus amigos do Face, Twitter e Four, além de dar dicar de entretenimento nas redondezas, o Glancee permite registrar texto informando o que rolou, como um diário.

Localmind – Um aplicativo que recolhe informações locais sobre eventos, restaurantes, festas, etc e da dicas baseadas nos seus últimos check-ins no Foursquare e Facebook. Tem aqueles lances de selos no caso de voce dar dicas para os seus amigos.

A tempo, redes são para isso mesmo, cada tribo e cada internauta decide como se comportar, há como aconselhar boas práticas, mas quem sou eu, ou quem seriam “eles”, para dizerem o que é certo ou errado :  zuckerberg-nao-esta-triste-com-os-brasileiros. Vamos em frente, pois ainda tem muit por vir !

Post inspirado em artigo do Mashable.

Um comentário sobre “Redes Sociais e agilidade

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s