A trilha começou com o Guilherme Motta falando sobre Valores de uma Equipe, percebendo-os como naturais e desejáveis, que exigem esforço para praticá-los. Debateu a relevância destas visão e sua experiência na sua construção, alguns cases e um exercício prático. No exercício cada um de nós escolheu quais seriam seus principais valores, selecionando os três mais relevantes – pessoais e de seu time.
Julio Mattos da Gradium, um empreendedor e visionário no que diz respeito a jogos de formação de times e sua psicologia. Falou das bases para construção de games e sua experiência na inovação conceitual a frente da Tabuleria Lends Club. Entrei em sintonia quando ele trouxe Pavlov, Spiner, sobre construtivismo, alguns conceitos fascinante e especialmente sobre Roger Callois – Os jogos e os homens!
A Luana Hohmann nos apresentou a técnica de BrainWriting, uma forma de proporcionar 100% de envolvimento, participação, em que cada um busca propor ou compartilhar suas percepções, em seguida incrementar ideias dos outros, agrupá-las e formularem planos de ação ou hipóteses.
O Bruno Pazzim apresentou o conceito e prática de Product Design Sprints, uma fusão de Lean Startup e Design Thinking, uma técnica de cinco dias com 4 a 7 participantes em uma sequência de Map + Sketch + Decide + Prototipa + Test e culminando com o Debrief. Um programa idealizado pela Google Ventures.
O Samuel Cavalcanti falou sobre facilitação e retrospectiva, além de facilitar um IceBreaker com a Annelise Grip logo após o almoço … aquele super em que colamos um postit na testa de cada um (que não sabe o que diz nele) e fazendo 3 perguntas a cada um que encontrar deve mapear, restringir e adivinhar quem é, o meu era barbada, o Neymar.
A Mayra falou sobre facilitação com uma colega de TW, conteúdo que eu já tinha o privilégio de ter assistido em um evento do GUMA na sede da Decision. A Bruna Figini da ADP apresentou o jogo SCRUMBLE (scrumble.pyxis-tech.com).
Eu tive a honra de fechar uma trilha primorosa e escolhi falar sobre minha percepção de momento das equipes e empresas e próximos passos, quanto a facilitação, agilidade, formação de times, gemba e kaizen, orientação a resultados e equidade. Como fundo de cena, fui de Mário e falei sobre “Dinâmicas e Jogos não são hora do recreio!”
O ppt não traduz porque abri também meu blog, pdf e o ppt da Pokedéx, mas foi a base que usei para conduzir a palestra … que teve bom feedback direto no final pela galera:
A cada intervalo, a cada interação, uma porção de reencontros e encontros … numa dessas eu encontrei algumas das meninas mais influentes da TI reunidas e fui tietar, tirar foto e confidenciar minha admiração – Luana, Aline, Marcela, Desiree e Morvana. O que resta de cada evento são encontros (pessoas), conhecimentos adquiridos e fotografias \o/
Não estavam naquele momento, mas também são da patota das meninas que fazem a diferença e protagonizaram no TDC 2016, a Annelise e a Mayra.
Uma pena não poder participar do evento este ano. Com certeza vou me programar melhor para participar no próximo ano!
CurtirCurtir