Last Planner® System of Production Control x Planning game

Em software já tornou-se mainstrean a existência de uma gestão de portfólio ou programa, roadmap de produtos e soluções, inceptions (planejamento) da próxima release, seguido de planejamentos quinzenais ou mensais, protagonizados pelo próprio time.

O Last Planner System (LPS) é um método de fluxo de trabalho desenvolvido pelo Lean Construction Institute, equivalente a um planning game em projetos ágeis, cabe aos profissionais responsáveis realizar o último refinamento do planejamento pouco antes de executá-lo.

Na construção civil, durante a fase de projeto, os últimos planejadores geralmente são gerentes de projeto de arquitetura e engenharia. Durante a fase de construção, os últimos planejadores são tipicamente capatazes e superintendentes das equipes de empreiteiros.

O sistema de Last Planner efetiva um planejamento por diferentes representantes dos executores, de forma que haja uma apropriação e principalmente adequação do plano a questões práticas e de momento informadas e planejadas pelos próprios responsáveis.

(*) “A programação de curto prazo é um compromisso para o sucesso da obra em termos de prazo, e pode ser utilizada para duas avaliações importantes: o percentual da programação concluída (PPC) e as causas de atraso ou adiantamento das tarefas programadas” (MATTOS, 2010).

De alguma forma, este diagrama dos níveis de planejamento e execução do LPS me lembra a indentação iterativo-incremental do XP (extreme programming), onde temos ciclos curtos de feedback inscritos em ciclos maiores, recursivos- hora, dia, semana, quinzena, mês, …

https://leanconstructionblog.com/What-is-the-Last-Planner-System.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s